O USO DO SERIADO CHAVES NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com uma turma de nível de Ensino Médio, que pertence ao primeiro estágio do segundo ano de espanhol, com 22 alunos. Os objetivos foram tanto o de ensinar o gênero textual conto, por meio de textos do livro "El chavo del ocho" de Roberto Bolaños, quanto o de propiciar maior interesse ao se trabalhar algumas problemáticas sociais, que também aparecem nos episódios do Chaves. Justifica-se o uso da série em questão por ser bem conhecida entre os jovens e por tratar de assuntos que merecem uma atenção especial. Quanto à organização do projeto, em primeiro lugar, foram explanadas, por meio de apresentação de slides, informações sobre o surgimento e a repercussão mundial da série Chaves; em seguida, os estudantes foram convidados a realizar a leitura de três contos do livro, exercitando, assim, a leitura em língua espanhola. Em segundo lugar, realizou-se uma discussão acerca dos temas sociais envolvidos nas histórias. Em terceiro, dois episódios do Chaves foram exibidos em espanhol, a fim de se trabalhar com a audição na língua-alvo. Por último, a proposta final foi a produção de uma história em quadrinhos com base no seriado em questão, utilizando-se das problemáticas sociais que encontramos no mundo contemporâneo. Para concluir, os resultados obtidos foram muito positivos, tendo em vista a criatividade e o senso crítico dos discentes ao realizarem as produções finais do projeto.
Palavras-chave: Ensino de Espanhol. Chaves. Gêneros textuais.
Detalhes do artigo
Referências
BOLAÑOS, R. (2006). Diário do Chaves. São Paulo: Suma de Letras.