PROJETO “GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O projeto `"Gênero textual: Artigo de Opinião"" teve como meta esclarecer as dúvidas e equívocos quanto às características pertinentes ao gênero e, também apresentá-lo aos alunos dos 3° anos A e B do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Uzenir Coelho Zeitune por ser, por exemplo, muito requisitado em vestibulares. Busca-se elencar as principais características do `"Artigo de Opinião"" a fim de que os participantes possam compreendê-las e dominá-las, a intenção é ajudá-los a produzir textos coesos e precisos e também, a desenvolver técnicas argumentativas. Toda a execução da atividade baseia-se em três teorias julgadas essenciais para o tema, primeiramente em Koche (2010), por abordar as características e os objetivos do `"Artigo de Opinião"" e, segundamente em Marcuschi (2008), por dissertar sobre a noção de `"gênero textual"", segundo o teórico, textos materializados em situações comunicativas recorrentes, isto é, textos presentes no cotidiano e, por fim, em Bazerman (2006), por afirmar que a escolha estratégica de gêneros textuais pode auxiliar o estudante a se introduzir em novos territórios discursivos. Por meio do projeto espera-se uma contribuição no que diz respeito ao desenvolvimento da escrita e no nível de argumentação do aluno e, mais ainda, na apreensão das características. O presente projeto contribui com a comunidade acadêmica quando é exposto, por meio do desenvolvimento, das conversas e também, das produções, meios que possam ser utilizados como ferramentas auxiliadoras no desenvolvimento das técnicas argumentativas do aluno, na compreensão sobre o que caracteriza `"Artigo de Opinião"" e também, no esclarecimento dos principais equívocos ocorridos em relação ao gênero textual.
Palavras-chaves: Técnicas argumentativas - Gêneros textuais " Artigo de Opinião
Detalhes do artigo
Referências
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. HOFFNAGEL, Judit Chambliss e DIONÍSIO, Angela Paiva (Organizadoras). Tradução e Adaptação: HOFFNAGEL, Judit Chambliss. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
KOCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual " gêneros textuais do argumentar e expor. São Paulo: Vozes, 2010