TOURADAS: A TRADIÇÃO ESPANHOLA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras-Espanhol. O propósito da atividade foi abordar um tema polêmico: a Tourada (ou Corrida de Toros, em espanhol), festa típica especialmente em algumas regiões da Espanha, com o fim de aproximar os estudantes da cultura espanhola. Justifica-se a realização desse projeto, uma vez que o processo de aquisição de uma língua estrangeira não está desvinculado ao de suas manifestações culturais e artísticas. No que diz respeito às etapas de desenvolvimento do trabalho estão: de início, foi apresentado aos alunos o filme Blancanieves, de Pablo Berger, em que a história se passa na Espanha toureira da década de 1920 e a personagem Branca de Neve tem como amigos sete anões toureiros. Em seguida, foram mostrados e explanados também slides e vídeos de como, quando e onde surgiu a tradição cultural em questão neste trabalho, observando posicionamentos favoráveis e contrários sobre o tema, e ainda, qual a situação atual das touradas, os locais que já decretaram as proibições, dentre outros tópicos pertinentes a essas discussões. Na sequência, discutiu-se o assunto entre todos os alunos da sala, observando o posicionamento de cada um deles sobre a temática abordada. Por último, foi proposto que os estudantes realizassem um debate regrado, em que metade da sala se posicionou a favor e a outra metade contra a manifestação cultural. Além disso, os discentes confeccionaram cartazes sobre as touradas, em sua maioria, contrários à festa típica já mencionada. Para concluir, notou-se que o projeto propiciou conhecimentos sobre a cultura dos países hispanófanos, desenvolveu a competência oral, por meio de gêneros orais, e contribuiu ainda para estimular a criticidade e a capacidade argumentativa entre os estudantes.
Palavras-chave: Ensino de Língua Estrangeira. Cultura. Touradas.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, José (org.). O ensino do espanhol: passado, presente e futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.