AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM IDOSOS APÓS SEIS MESES DE ATIVIDADE FÍSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O exercicío físico tem se mostrado um grande aliado nas terapeuticas para controle da hipertensão arterial e para prevenção de agravos, pois diminui o índice de pressão arterial pós prática contínua de atividade física comparado aos índices pré exercicío, consequentemente, reduzindo a morbimortalidade. Para previnir complicações cardiovasculares e garantir uma melhor qualidade de vida, todo adulto deve realizar, atividade física moderada por no mínimo 30 minutos, por pelo menos cinco vezes na semana. Seguindo tal recomendação, observa-se uma diminuição de 4 a 9mmHg da pressão Sistólica. Em idosos, a hipertensão arterial se mostra muito frequente, tornando se fator de risco de morbimortalidade nessa população, pois está intimamente relacionado com o aparecimento de Acidente Vascular Cerebral, doença arterial coronária, insuficiênica cardíaca e insuficiência renal. Observa se que em indivíduos com 75 anos ou mais, sua prevalência aumenta de forma progressiva, ultrapassando 70%. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos do exercício físico na PA de idosos, por um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Obteve-se como resultado a participação de 12 pacientes no período da pesquisa, da faixa etária de 50 a 79 anos, sendo 4 do sexo masculino e 8 do sexo feminino.Após dois meses do inicio das atividades, os níveis pressóricos diminuíram em media 18 mmHg na PAS e 13 na PAD em 41,6% do grupo. A PA do restante do grupo se manteve estável.
Palavra Chave: Exercício Físico, Hipertensão, Idoso.
Detalhes do artigo
Referências
Sociedade Brasileira de Cardiologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. RevaBrasiHipertens;a2010.aDisponívelaem:ahttp://publicacoes.cardiol.br/consenso/2010/Diretriz_hipertensao_associados.pdf. Acesso: 15 de outubro de 2015.
NOGUEIRA, Ingrid Correia; SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo; MONT ALVERNE, Daniela Gardano Burcharles; MARTINS, Aline Barbosa Teixeira; MAGALHÃES, Clarissa Bentes de Araujo. Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em idosos: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n3/v15n3a19.pdf. Acesso: 15 de outubro de 2015.