JOGOS COOPERATIVOS COMO MEIO SOCIALIZADOR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP: UMA INTERVENÇÃO DO PROJETO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Heitor Mendes VERONEZ
Carlos Guellero NETO
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

Atualmente, muito se discute sobre o excesso do individualismo das crianças, o preconceito, a discriminação e a competição existente na realização de quaisquer atividades impostas em seu ambiente escolar. Com isso o presente trabalho proposto pelo PIBID-Educação Física objetivou demonstrar os jogos cooperativos são apropriados para buscar a inclusão dos alunos no seu ambiente escolar de modo geral, por isso o tema cooperação foi aplicado neste projeto. O trabalho constou de atividades cooperativas, desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental l (atual 5° ano - 2015) matriculados em uma escola municipal que é atendida pelo PIBID, localizada na periferia da cidade de Votuporanga-SP. Durante as aulas de educação física os bolsistas desenvolveram diversas atividades com os materiais: \"Corda cooperativa\" e \"Paraquedas\", a partir destas atividades foram realizados analises com base nas de perguntas e respostas (questionário), aplicadas aos alunos após a prática, com intuito de explorar o que os alunos acreditam ser a cooperação, quais seus benefícios tanto no ambiente escolar quanto no social ou familiar. Participaram da mostra 20 crianças, sendo 11 meninas e 9 meninos, com idade média de 10,2±0,4 anos de idade, de acordo com os dados encontrados, todos os indivíduos conhecem os jogos cooperativos evidentemente pelo fato dos mesmos já terem contanto com as atividades desenvolvidas pelo PIBID-Educação Física, quanto ao nível de satisfação ao realizar as atividades, todos relataram sentir-se mais felizes enquanto praticam atividades cooperativas, quando questionadas sobre o significado de cooperação, a maioria (95%) afirmou ser \"Quanto todos se unem pra desenvolver uma atividade\". O presente estudo conclui que os jogos cooperativos se tratam de uma abordagem adequada para a inclusão de alunos na educação física escolar, por despertar o interesse mutuo e possibilitar a participação de todos durante as atividades.

Palavras-chave: Socialização; Jogos Cooperativos; Educação Física Escolar.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

DA SILVA, Danielle Sarti; SILVA, Tarcisio Torres. Jogos cooperativos como ferramenta de desenvolvimento de equipes. Revista de Ciências Gerenciais, v. 15, n. 21, 2015.

DE ALMEIDA, Zípora et al. Jogos cooperativos nas aulas de educação física: o envolvimento dos alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 1, 2014.

CARMO, JONIELLY CARNEIRO; SANTOS, HELAINE QUARESMA DOS; CORREIA, MESAQUE SILVA. A INFLUÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL NA ESCOLA PROFº NILTON BALIEIRO MACHADO. FIEP Bulletin On-line, v. 84, n. 1, 2014.

NETO, Joaquim Francisco Lira. O PENSAMENTO DE CHARLES DARWIN (1809-1882) NO ESTUDO DOS JOGOS COOPERATIVOS. Conexões, v. 13, n. 3, p. 131-145, 2015.