RESGATE DE JOGOS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTÍMULO A PARTICIPAÇÃO E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Wallaf Roberto Rosa DUARTE
Ana Carolina Gonçalves da SILVA
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

Os jogos populares possuem um papel fundamental na formação cognitiva, afetiva e motora do educando. Sendo assim, as aulas de educação física podem influenciar no resgate dos valores culturais e no melhor desenvolvimento das crianças da sociedade por meio do resgate dos jogos populares. O presente estudo teve como finalidade investigar o nível de contato de educandos com a prática e conhecimento sobre esses jogos. Participaram da pesquisa 12 alunos do Ensino Fundamental II, com idades entre 13 e 14 anos, de uma Escola Estadual atendida pelo PIBID Subprojeto Educação Física do município de Votuporanga/SP. Foram aplicadas atividades durante as aulas de educação física, após a realização das mesmas aplicou-se um questionário sobre a opinião dos alunos quanto às aulas de educação física e suas atividades desenvolvidas ao longo do dia juntamente com o nível de conhecimento anterior quanto aos jogos populares. Assim foi possível verificar que a maioria (90%), afirmou gostar muito das aulas de educação física, a metade dos entrevistados (50%), já conheciam boa parte das atividades aplicadas, mas pouco praticavam devido ao tempo e espaço para a prática, também foi visto que a maioria (90%) passava a maior parte do seu tempo praticando jogos eletrônicos ou assistindo TV quando não estão na escola. Portanto conclui-se que os alunos não realizam atividades populares com frequência em seu dia a dia, pois com o desenvolvimento da tecnologia eles permanecem a maior parte do seu tempo em casa fazendo uso de diversas tecnologias como tv, vídeo games e celulares, deixando de lado seu momento de lazer com a família e amigos. A proposta o projeto PIBID Subprojeto Educação Física, é promover intervenções quanto a prática da atividade física por meio do resgate dos diversos jogos populares, valorizando a cultura local e combatendo o sedentarismo presente nesta faixa etária.

Palavras-chave: Jogos Populares; Educação Física; Sedentarismo.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

ALVES, Márcio Vilela. Jogos cooperativos: um método de estimular a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. 2015.

GUZZI, Cristiane Passafaro; BALDAN, Maria de Lourdes Ortiz Gandini. A RECRIAÇÃO DOS CONTOS POPULARES E A CONSTITUIÇÃO DA NARRADORA ARQUETÍPICA NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005). Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 146-159, 2015.

VERAS, Livia Martinez et al. Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar. Cinergis, v. 16, n. 1, 2015.