SAÚDE DA CRIANÇA ESCOLAR COM ENFOQUE NA AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA/NUTRICIONAL

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Dener Jose ROSSINI
Gabriella Ruccini FLORIANO
Gabriela Buzzon FERNANDES
Danielly Patricia de Brito BELTRAND
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

Nas escolas, o processo de ensino-aprendizagem desempenha papel fundamental na formação das crianças juntamente com outros espaços sociais, tornando-se local para ações de promoção da saúde e prevenção de agravos de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida. Nesse processo, a saúde e educação deve unir forças no desenvolvimento da autonomia e de competências para o exercício pleno da cidadania. Para avaliação das condições de saúde na escola, uma dentre várias linhas de ação está a avaliação antropométrica/nutricional do aluno como atividade obrigatória no ano de 2014 e 2015. Os estudos antropométricos são bastante conhecidos pela pediatria que lida com uma população em crescimento e em constante mutação, necessitando, pois, de parâmetros que indiquem o correto desenvolvimento somático nesse ciclo vital. Nesse estudo optou-se por avaliar o peso, estatura e o Índice de Massa Corpórea (IMC). Para acompanhar esses indicadores a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo usa o Gráfico para Acompanhamento do Crescimento SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) padrão de referência "National Center for Health Statistics"de 1977, permitindo a identificação de crianças com maior risco de morbimortalidade por meio da sinalização precoce da subnutrição e em especial a obesidade, que vem apresentando um sério problema de saúde pública. Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver projeto em escola de ensino fundamental na disciplina de Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade (PIESC), coletar dados antropométricos, IMC, avaliar estado nutricional e realizar ações de intervenção. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa; prospectiva e descritiva. Com o desenvolvimento desse projeto ocorreu uma detecção precoce de agravos nutricionais e encaminhamento para acompanhamento dos casos de risco e procurou-se provocar, através de ações educativas, mudanças nos hábitos alimentares das crianças no sentido de incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

Palavras chave: Avaliação nutricional. Dados antropométricos. Ações Educativas.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. " Brasília: Ministério da Saúde, 2009

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. " Brasília: Ministério da Saúde, 2012