VALIDAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO "BINGO INTERDISCIPLINAR" COMO ATIVIDADE LÚDICA DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR/UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO
Bruno Benhocci SANTANA
Fernando Sergio Ferreira DIONISIO

Resumo

Introdução: Atualmente, as habilidades e competências essenciais ao desenvolvimento e formação dos alunos se contrapõem ao modelo da antiga escola. Ensinar é uma atividade que deve ser realizada sob a perspectiva interdisciplinar, extrapolando limites fixos das previsibilidades disciplinares, desenvolvendo a capacidade criativa dos educandos. Melo e Urbanetz (2008) afirmam ser necessário a promoção da associação entre teoria e prática nos processos educativos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o docente deve utilizar metodologias alternativas: maquetes, jogos pedagógicos, aulas práticas, dentre outros, para se obter maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Jogos pedagógicos são ferramentas de ensino para os educadores, já que estão associadas ao desenvolvimento do aluno sob os aspectos cognitivo, social, afetivo e cultural. Piaget (1976) declara que atividades intelectuais da criança, relacionam-se às atividades lúdicas, desenvolvendo habilidades de socialização, criatividade e observação. Objetivos: verificar a eficácia do jogo pedagógico "Bingo Interdisciplinar" no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: Foram elaboradas cartelas de bingo, cujas 15 casas correspondem a figuras, palavras e números que são respostas de questões envolvendo temas desenvolvidos no ensino fundamental. Após o anúncio das questões, o aluno marca a casa, que corresponde à resposta da pergunta. O aluno que preencher primeiro e corretamente a cartela ganha o jogo. O jogo "Bingo Interdisciplinar" foi aplicado a 60 alunos do Ensino Fundamental do Colégio UNIFEV. Após a aplicação do jogo, estes responderam ao questionário sobre o jogo. Resultados e Conclusão:. 92,45% dos alunos consideraram que o jogo auxiliou em seu interesse pelas disciplinas, descrevendo-o como "muito legal". O tempo de duração do jogo, material e as regras foram consideradas adequadas por todos os alunos. 100% deles afirmaram que gostariam que seus professores utilizassem jogos pedagógicos como metodologia de ensino-aprendizagem. Considerou-se, portanto, que jogo é uma metodologia que pode e deve ser associado ao cognitivo como importante estratégia de ensino.

Palavras-chave: Pibid Interdisciplinar. Jogo Pedagógico. Bingo Interdisciplinar.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

MELO,A. de; URBANETZ, S.T. Fundamentos de didática. Curitiba: Ibpex, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. " Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Trad. Lindoso DA, Ribeiro da Silva RM. Rio de Janeiro: Forense Universitária;1976.