ELABORAÇÃO DE UM VISCOSÍMETRO DIDÁTICO PARA APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ESTUDOS
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Resumo
É notório que a realização de atividades experimentais é extremamente importante no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o crescimento do ensino e consequentemente da ciência. A necessidade de estudar as propriedades dos fluidos é imprescindível para a resolução de vários problemas relacionados à engenharia, sendo indispensável o conhecimento de suas classificações, comportamentos e peculiaridades. Uma destas características é a resistência que o fluido oferece ao escoamento, chamada viscosidade, a qual é afetada pela temperatura. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um viscosímetro didático (protótipo) capaz de medir a viscosidade de um liquido, para aplicação prática em aulas em que há a necessidade de quantificar e analisar esta propriedade, uma vez que é notório que a visualização do comportamento dos fluidos facilita em muito na assimilação do conteúdo proposto. Foi usado como base para desenvolvimento deste modelo instrutivo o viscosímetro Saybolt, elaborado com materiais simples para versatilidade do estudo. Sua composição constitui de uma proveta graduada, um sistema de resistência que promove aquecimento por de troca de calor (para controle de temperatura do liquido), termômetro e um cronômetro. Esse arranjo de equipamentos possibilitou a análise de uma vasta quantidade de fluidos, podendo estes serem: transparentes, translúcidos ou opacos. Esta ferramenta apresenta potencial de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, já que além de medir precisamente a propriedade em questão, promove a contextualização do tema ao promover uma conexão com a vivência diária do discente.
Palavras-chave: Estudo da viscosidade. Resistência ao escoamento. Viscosímetro.
REFERÊNCIAS:
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