A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

Conteúdo do artigo principal

Paula Tamires Castilhiano
Ana Lúcia Gomes de Lima
Anderson Bençal Indalécio
Talita Pereira Dias

Resumo

A leitura e escrita são dois conceitos que caminham juntos, por meio da leitura podemos desenvolver a escrita, interpretação e contextualização da Língua Portuguesa. Assim despertando nas crianças o gosto pela leitura e uma escrita utilizando da linguagem culta. O presente estudo evidencia por meio de um relato de experiência o trabalho didático: ¿Prática Pedagógica Interdisciplinar de Leitura e Escrita ¿vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID CAPES-envolvendo uma escola municipal do munícipio de Votuporanga/SP.  De uma maneira diversificada trabalhar a leitura e escrita com as crianças, por meio de atividades teóricas e práticas no decorrer do ano letivo. Foi desenvolvido um cronograma com as atividades, para serem trabalhadas com 10 crianças na faixa etária de 12 anos. No cotidiano escolar os elementos trabalhados são: despertar o conhecimento da leitura e escrita, desenvolver habilidades de leitura e desenvolver a cooperação entre os alunos. A pesquisa tem mostrado um efeito positivo no decorrer do começo do ano até o presente momento, pois os alunos estão demonstrando melhor domínio da Língua Portuguesa, estão trabalhando em cooperação uns com os outros, estão se esforçando para o aprendizado. Por meio das atividades percebemos que os alunos estão demonstrando mais interesse pelas atividades, participando e demonstrando confiança. Assim proporcionando uma vivência escolar mais significativa, é possível ampliar o conhecimento das crianças na Língua Portuguesa e também fazer com que elas sintam vontade de aprender cada dia mais para assim aprimorar seu vocabulário. Os alunos poderão levar consigo um aprendizado que levará para sua vida inteira, contribuindo para seu interesse dentro da sala de aula.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Leitura. Escrita.

 

REFERÊNCIAS:

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, 1986.

 

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

 

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz editor, 1991.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS