CUSTO NA FABRICAÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA ATRAVÉS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO NO REGIME DE LUCRO PRESUMIDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como alvo abranger o custo para fabricação de um único produto, um aparelho de ginástica. Pretende-se, pois, refazer esse custo com as informações obtidas através de pesquisa dentro da indústria e estudos em sala de aula, com este novo cálculo, se o custo apurado neste trabalho for menor, caberá ao empresário tomar a decisão de abaixar seu custo para assim ter um preço de venda mais competitivo ou apenas possuir dados mais precisos sobre a composição do seu custo de uma maneira detalhada. Refazer o custo do produto `Supino Reto¿, detalhar todos os passos para a formação desse custo, verificar se realmente é viável comercializá-lo, com os resultados obtidos informar a diretoria da empresa para uma tomada de decisão, e no futuro refazer os custos de todos os produtos fabricados pela empresa em questão. Será explicada a diferença entre custo e despesa, porém o enfoque será nos custos, tanto os diretos quanto indiretos, fixos e variáveis, será utilizado e explicado o custeio por absorção como sua forma de mensuração, o produto que será utilizado para este trabalho é o aparelho de ginástica `Supino Reto¿, a empresa está situada no estado de São Paulo e utiliza como regime de tributação o Lucro Presumido. Portanto, com essa informação, também serão explicados a tributação deste estado, os impostos recuperáveis como o ICMS e IPI, e os não recuperáveis como o PIS e COFINS. A contabilidade de custos é essencial justamente para este tipo de tomada de decisão, o que faz a empresa obter lucros e reduzir custo, pois sem os devidos cálculos não seria possível chegar a uma conclusão, e assim a empresa trabalharia no ¿escuro¿. Portanto, conclui-se que o produto Supino Reto teve um custo total relativamente baixo, e pelo seu preço médio de venda é viável produzi-lo e comercializá-lo, pois o custo apurado foi de R$ 345,82 enquanto o preço médio de venda é R$ 1.007,25.
Palavras-chave: Fabricação. Custo. Mensuração.
REFERÊNCIAS:
MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
MARTINS, Eliseu; ROCHA, Wellington. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros: com aplicação na HP12C e excel. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.