FALA COMIGO - A COMUNICAÇÃO DA MTV BRASIL COM O JOVEM
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Resumo
Este trabalho faz um estudo da linguagem e da programação desenvolvida pela primeira emissora segmentada do Brasil, a MTV Brasil, que foi ao ar em 1990 a partir do modelo do canal americano. Por meio destes programas a emissora tinha como objetivo estabelecer um diálogo direto com os jovens preenchendo a grade inicialmente com videoclipes musicais, depois com formatos diversificados ancorados por jovens e artistas do pop rock e mais tarde com campanhas sociais. A análise percorreu os 23 anos em que a filial brasileira fez parte do grupo da Editora Abril, observando desde os apresentadores, ao cenário, figurino e o conteúdo da programação. Como resultado, o trabalho identificou que a MTV tinha como foco um público específico, jovens adolescentes amantes de música com idade entre 15 e 19. Constatou-se também que com a popularização da internet, a emissora não conseguiu manter o interesse das novas gerações nesta mesma faixa etária, perdendo audiência. Em 2013, a concessão acabou sendo devolvida para a matriz americana, colocando um ponto final na MTV Brasil. Complementando a pesquisa, também foi desenvolvido um mini-documentário com entrevistas de personagens que viveram e participaram da programação da MTV Brasil durante seus 23 anos de existência, como integrantes das bandas CPM 22, Charlie Brown Jr. e Tihuana, além do produtor musical Carlos Eduardo Miranda, que também produziu programas da emissora.
Palavras-chave: Jornalismo. Televisão. MTV.
REFERÊNCIAS:
DE SOUZA, José Carlos Aronchi. GÊNEROS E FORMATOS NA TELEVISÃO BRASILEIRA. 1. Ed. São Paulo: Summus, 2004. 196 p.
GOES, Zico. MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar.1.ed. São Paulo: Panda Books, 2014.
MASSARI, Fábio. Mondo Massari: entrevistas, resenhas, divagações & ETC. São Paulo: Edições Ideal, 2013. 476 p.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. 2. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001. 220 p.