RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE
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Resumo
Desenvolver um trabalho com foco no meio ambiente e seres vivos tem como principal função contribuir para formação de cidadãos conscientes, capazes de decidirem e atuarem no mundo, de forma comprometida com a vida e bem-estar do homem e dos seres vivos. Cabe à escola oferecer oportunidades para construção do conhecimento por meio da descoberta. Práticas educativas podem ser fundamentadas no processo de ensino aprendizagem significativo, no qual as inovações pedagógicas podem contribuir para que cada educando se torne sujeito ativo na construção de seu conhecimento, a partir de sua curiosidade e de sua realidade. A contextualização dos conteúdos e a valorização dos seus conhecimentos prévios são elementos primordiais para uma aprendizagem eficaz na qual, os alunos mostram-se mais motivados, interessados e participativos. O desenvolvimento do projeto com base na escolha do tema está vinculado à atividade profissional na área do Ensino Fundamental, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Diante desse panorama, o objetivo deste trabalho é descrever o relato de uma experiência de aplicação do projeto ¿Meio Ambiente e Seres Vivos¿, no qual se buscou despertar uma consciência ecológica nos alunos, no processo de práticas de conservação do meio ambiente assim como também conscientizar sobre o mesmo tema, juntamente à escola, suas famílias e a comunidade em geral. Participaram deste estudo 14 alunos, na faixa etária de 10 e 11 anos, matriculados numa escola de médio porte. Neste projeto, o tema foi trabalhado por meio de diversas estratégias como: teatro, leitura compartilhada, filmes, livros, construção de textos sobre o tema, cartazes, brincadeiras desde as mais antigas até as atuais, jogos variados, trabalhando em grupo ou individualmente, de modo que possam ver a riqueza e adversidade do nosso planeta e dos seres vivos. A partir desse projeto, foi possível observar o envolvimento que as crianças apresentaram, com atitudes de cidadania em conjunto com os seus colegas, na escola e na comunidade, tendo consciência da importância do meio ambiente e os seres vivos respeitando o desenvolvimento para que as crianças se tornem cidadãos conscientes, na formação de valores e atitudes relacionados à sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: Conscientização ecológica. Meio ambiente. Aprendizagem significativa.
REFERÊNCIAS:
TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. 2.ed. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2006.
DIAS, G. Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 7.ed. São Paulo: Gaia, 2001.
CLEFFI, N. Maria. Seres Vivos e Ambiente. Editora: Harbra
MULLER, J. Educação Ambiental: diretrizes para a pratica pedagógica. Porto Alegre: FAMURS, 1998.