DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA E O PAPEL DO PROFESSOR

Conteúdo do artigo principal

Siliane Cardoso Ramos
Camilo Auguto Giamatei Esteluti

Resumo

Este trabalho aborda as dificuldades de aprendizagem demonstradas por alunos no que diz respeito à leitura e à escrita. É abordado no trabalho que um dos principais problemas enfrentados pelos professores no ambiente escolar tem a ver com as dificuldades de aprendizagem dos alunos. O objetivo do artigo é mostrar que a dificuldade não caracteriza a falta de capacidade do aluno, porém pode demonstrar que a criança possui algum outro tipo de obstáculo que prejudique a aprendizagem. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa bibliográfica de teóricos como Soares (2017) e Correia (2005), que falam com profundamente sobre o tema. Durante o desenvolvimento do trabalho, foi abordada a contribuição dos professores para com seus alunos, cujo aprendizado do professor em diversas áreas mostra-se muito importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ao realizarem as atividades de leitura e escrita, os alunos devem se sentir motivados, e isso pode acontecer através do professor, que deve encorajá-los a continuar no caminho do aprendizado e do aperfeiçoamento. É dever do docente encorajar os alunos, fornecendo os recursos necessários e auxiliando sempre que julgar necessário. Assim, neste trabalho, conclui-se que é de suma importância, enquanto educadores, saber lidar adequadamente com as dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita dos alunos, para que possam aprender o conteúdo mediado pelo professor. É preciso, portanto, que seja realizado um trabalho adequado constantemente, utilizando estratégias diversificadas dentro da sala de aula.


Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Leitura. Escrita.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS