A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Mariana Silva Maia
Lucia Helena Menoia Da Silva

Resumo

O presente estudo busca analisar a atuação do psicólogo escolar em suas funções dentro da instituição escolar. Nessa análise veremos um pouco de seu trabalho. A presença deste profissional é importante, ele está habilitado a observar os alunos, vendo suas reações, suas emoções, seu jeito de ser quando está sozinho ou quando está com alguns colegas, podendo assim, orientar aos professores, visando o bem-estar do aluno. O psicólogo busca resolver soluções, para o comportamento do aluno, suas dificuldades de aprendizagem, soluções familiares e adaptação. O psicólogo escolar tem como função atender crianças, adolescentes, funcionários da escola e pais, se for necessário. A atuação do psicólogo dentro do instituto escolar, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, e ainda, colabora no atendimento com crianças PcD contribuindo no processo de aprendizagem. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar a importância do psicólogo educacional, analisando sua atuação e mediação do conhecimento, em que o trabalha os alunos nas questões pedagógicas, e emocionais, podendo colaborar sempre no que for solicitado através de terapias de conversas. A psicologia escolar, também conhecida como Psicologia da Educação ou Educacional, corresponde a um dos ramos da psicologia, que busca se aprofundar no processo de ensino e aprendizagem, ela é um agente fundamental para oferecer o desenvolvimento de envolvidos no contexto escolar. O psicólogo busca compreender os processos cognitivos, sociais e emocionais que estão ligados na questão da aprendizagem ao longo da vida. Ele colabora no sentido de fazer com que os alunos aprendam a administrar suas emoções em momentos de pressão, fracasso e perdas, reconhecendo suas forças e fraquezas, suas limitações, sabendo lidar com situações de estresse e ansiedade. A metodologia usada neste artigo foi feita por meio de referências bibliográficas, leitura de textos, leitura de artigos, links, pesquisas, leitura de livros, pesquisas com livros coerentes ao tema como psicologia educacional e, também autores como Jean Piaget, Ivan Pavlov, sobre os desenvolvimentos mentais, sobre a experiência de Skinner. Os resultados apontaram que ter um psicólogo dentro de uma escola é útil, porém tem seus problemas que eles enfrentam, como não ter acesso as famílias. Assim, concluo que o tema é de extrema importância dentro da escola, visando o bem-estar do aluno e das demais pessoas, o psicólogo ajuda no acompanhamento pedagógico, como dificuldades de aprendizagens, notas baixas; e também ajuda no relacionamento social, ajudando a se inserir melhor no grupo, na questão emocional da criança ou do adolescente, contribuindo para entender melhor seus sentimentos.


 


Palavras-chave: Acompanhamento Pedagógico.Socioemocional. Pessoas PcD.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS