ESCOLA DE DANÇA: UM ESTUDO SOBRE O CORPO E SUA INTERAÇÃO COM O ESPAÇO

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Marcela Poloni Diniz
Andrea Penha Gregorio Vasconcelos
Maria Julia Barbieri Eichemberg

Resumo

A arquitetura pode ser experimentada e projetada de diferentes formas. Seja através do uso de materiais, formas e espaços, uma estrutura é concebida principalmente pelo seu propósito e sua intenção. Nosso corpo, um conjunto de elementos, habitam e consomem o espaço em que se encontram, compartilhando sentimentos, experiências e movimentos. Essa pesquisa tem por objetivo subsidiar o processo de criação de um projeto arquitetônico para uma escola de dança em Votuporanga. Partindo do estudo de um corpo habitando o espaço, é possível projetar uma arquitetura dançante, onde a experimentação dos estímulos do espaço são parte da estrutura arquitetônica.
Nosso corpo é formado por experiências, vivências, lembranças e sentimentos. O espaço nos molda ao ponto de nosso próprio corpo responder e o moldar de volta para ser habitado, marcado, vivido e nesse caso, dançado. Através de um relato sobre uma experiência vivida no local de implantação do projeto, uma dançarina pôde testar a sensação de dançar apenas com o som do ambiente e estímulos do espaço habitado, o que provocaram seu corpo para se manifestarem de forma completamente livre e espontânea. Obtivemos assim, conceitualidade da liberdade de habitar e a agressividade de um espaço sendo habitado. A proposta de uma escola de dança onde a própria arquitetura provoca o corpo a se mover e dançar.


Palavras-chave: Arquitetura. Corpo. Dança. Espaço. Movimento.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS