A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Julia De Lucas Prado
Thainá Carmona Matricola

Resumo

Os seres humanos aprendem de formas diferentes uns dos outros e diante disso faz-se necessário avaliar como as crianças iniciam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando seu nível de conhecimento. O método mais comum utilizados nas instituições de ensino é a avaliação diagnóstica que é feita para identificar nível de competências e habilidades que o aluno se encontra. O objetivo dessa pesquisa é analisar como as avaliações diagnósticas são aplicadas em salas de aula do Ensino Fundamental I e quais são seus resultados qualitativos no decorrer do ano no processo de ensino e aprendizagem. Após a pandemia visualiza-se com mais facilidade o quanto é necessário o pedagogo planejar e replanejar sua ação docente pois no decorrer do isolamento causado pelo COVID-19, muitos alunos apresentaram defasagens e não estão alfabetizados ou apresentam uma certa adversidade com a rotina da escola, após o retorno presencial com as aulas. Com isso abordaremos, por meio de pesquisas bibliográficas, métodos de avaliações tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental que podem avaliar esta defasagem apresentada e assim utilizar novos métodos de ensino-aprendizagem que vá suprir essa dificuldade diagnosticada. De acordo com os resultados preliminares, foi possível observar que a avaliação diagnóstica colabora para identificar as causas de fracasso do processo de educação e ajuda atingir bons resultados trazendo bons frutos para todos: alunos, professores e principalmente a instituição. Sendo assim, podemos concluir que a avaliação diagnóstica é indispensável nos sistemas de ensino.


Palavras-chave: Avaliação diagnóstica. Métodos de ensino-aprendizagem. Ensino Fundamental

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS