A RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: O IMPACTO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DURANTE A PANDEMIA CAUSADO PELO NOVO CORONAVÍRUS
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Resumo
O trabalho baseia-se na busca de compreender a relação família/escola, suas funções como instituições fundamentais e complementares uma da outra, de maneira que são as principais formadoras do indivíduo como cidadão, ser social e futuramente agente ativo e passivo do mercado de trabalho. Muitas são as questões que impactam e acabam por facilitar ou dificultar o estreitamento e estabelecimento dessa relação tão fundamental para o desenvolvimento do aprendiz, da sua formação integral e que culminam no sucesso ou fracasso de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho objetiva analisar quais benefícios e prejuízos se dão pela proximidade ou ausência da relação família/escola, de que forma os alunos são de fato afetados por essa relação. Busca também propor soluções para que a instituição escolar consiga de forma consciente e afetiva aproximar as famílias da realidade e do cotidiano escolar, visando sempre ao bem-estar dos aprendizes e o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que a família integre a vida escolar de seu filho, não apenas com exigências e cobranças feitas pela instituição escolar, mas com o apoio, incentivo e acolhimento para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Vale ressaltar o quão imprescindível foi a relação família/escola durante o período pandêmico causado pelo Coronavírus que afetou todo o mundo por praticamente dois anos, período no qual notou-se que as crianças que possuíam uma família mais próxima da comunidade escolar, dos professores e gestores tiveram um aprendizado mais eficiente e de qualidade, enquanto os que não mantiveram esse diálogo e proximidade foram bastante prejudicados, suas aprendizagens ficaram e ainda se mantém bastante deficientes. Para se alcançar os objetivos propostos, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em autores que apresentam a relação entre família, escola e aluno, e uma pesquisa de campo de cunho qualitativo nos municípios de Álvares Florence e Votuporanga, com professores e famílias dos alunos, com a finalidade de buscar dados sobre a importância da parceria família e escola e a interação dos pais no desenvolvimento escolar de seus filhos, no cenário antes e após a pandemia causada pelo COVID-19. Assim, de acordo com os resultados preliminares, constatou-se que, de fato houve grandes prejuízos resultantes do longo distanciamento entre alunos e professores, família e escola, evidenciando também a relevância das questões relacionadas ao contexto de vulnerabilidade socioeconômica, bem como as desigualdades sociais. Desse modo, conclui-se que a importância da aproximação entre ambas as instituições que são formadoras fundamentais do aprendiz cidadão, que propicia pleno desenvolvimento social, cognitivo e afetivo.
Palavras-chave: Família. Escola. Pandemia.