AS VANTAGENS DE APRENDER BRINCANDO DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA

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Eric De Jesus Cambraia
Thainá Carmona Matricola

Resumo

Na educação, usamos o conceito de lúdico para nos referirmos a jogos, brincadeiras e qualquer esporte de imaginação e fantasia. O brincar é uma ferramenta poderosa no processo de ensino em qualquer etapa educacional, mas é mais comum na educação infantil. Isso porque, durante a infância, a forma como as crianças interpretam, percebem e manipulam o mundo deve ser interessante. O objetivo deste estudo é analisar a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem, e apresentará a importância de valorizar e incentivar o uso do brincar na educação para que as crianças possam desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras. O método utilizado é a pesquisa de referências bibliográficas como obras de Piaget, Vygotskye Kishimoto. O brincar promove o desenvolvimento da criança: o desenvolvimento cognitivo, motor e psicomotor da criança, estimula a criatividade, fantasia e imaginação, habilidades exploratórias, facilita a interação social, promove o desenvolvimento de habilidades interativas, a criança torna-se mais espontânea - aprende as regras, limites e potencial etc. Por meio de resultados preliminares, apresentados pelos autores, por meio de atividades divertidas, as crianças desenvolvem habilidades de fala, atenção e raciocínio lógico. Também promove a imaginação, a espontaneidade, a concentração e a criatividade. Conclui-se, então, que a ludicidade aliada ao brincar é fundamental para o aprendizado das crianças na Educação Infantil, pois elas aprendem enquanto brincam.


 
Palavras-chave: Brincadeiras. Jogos. Ludicidade.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS