O MÉTODO MULTISSENSORIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

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Alanis Iraci Da Silva
Geovanna Lima Medeiros
Lucia Helena Menoia Da Silva

Resumo

O presente artigo relata que, para uma primeira infância de qualidade em um ambiente escolar, é necessário que o professor proporcione uma educação de princípios estimulantes, princípios estes que vão direcionar a aprendizagem de maneira naturalista e harmoniosa. Apropriando-se dessa aprendizagem naturalista, o método multissensorial oferece estímulos por meio dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar, e cada um deles estimulará um ensino sensorial e promoverá um desenvolvimento acadêmico oportuno. Diante das presentes informações, o artigo tem o propósito de estruturar as estratégias educacionais e manifestar aos professores a importância de se usufruir da plasticidade neuronal que acontece nos anos iniciais da criança. Este método possui ferramentas capazes de atingir os objetivos educacionais, explorando os sentidos humanos, facilitando os caminhos de aprendizagem e desenvolvendo as habilidades que a criança precisa dominar nas etapas iniciais da escola. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura com reflexões baseadas em obras pertinentes ao tema, livros teóricos, sites, bancos de teses, dissertações de universidades, revistas científicas e vídeos. O método sensorial apresenta resultados de fixação dos conhecimentos e facilita as dificuldades que o educando pode apresentar durante o processo de ensino e aprendizagem, e isso decorre de experiências sensoriais que a metodologia proporciona em suas aplicações. O cérebro sofre alterações de acordo com as situações que vivencia e com estímulos que o mesmo recebe; dessa maneira, no momento em que a criança vivencia situações de ensino no concreto antes de ir para o registro no papel, ela já processou toda a informação que o conteúdo possui, concluindo o processamento de aprendizagem de forma prazerosa e objetiva. Com os efeitos positivos que este método traz ao trabalhar o sensorial, estimulando o cérebro no pico do desenvolvimento, conclui-se que a criança, ao passar pela primeira infância, estará pronta para os próximos conhecimentos que ela vai adquirir nos anos seguintes.


 
Palavras-chave: Primeira infância. Multissensorial. Estímulos.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS