FONÉTICA E FONOLOGIA: OCORRÊNCIAS DE MONOTONGAÇÃO, DITONGAÇÃO E SEUS AMBIENTES
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Resumo
Os fenômenos linguísticos de monotongação e ditongação estão presentes em nossa fala e muitas vezes acabam se materializando em nossa escrita. Trata-se de dois fenômenos muito ocorrentes e que não recebem a merecida atenção no decorrer do Ensino Fundamental II. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise fonética e fonológica acerca de tais processos na escrita de alguns alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Cosmorama-SP, com a finalidade de descobrir qual fenômeno linguístico é mais corriqueiro entre tais alunos e quais os ambientes que proporcionam tais apagamentos ou inserções de semivogais. Para o aporte teórico, utiliza-se os estudos de Aquino (2004), Camara Jr. (2011), Cavaliere (2005), Cristófaro (2017), Hora e Aquino (2012), Marcuschi (2010) e Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015). Após aplicação e análise das atividades propostas aos alunos, tem-se a ditongação como fenômeno mais ocorrente, com um total de 62 incidências, e a monotongação com 49 incidências. Quanto aos ambientes que propiciam as ocorrências de monotongação, corroboramos com Cavaliere (2005): monotongação de [ay] e [ey] em sílabas iniciais e mediais, mas não em finais; ditongo [ow] é monotongado quando /w/ e /l/ se neutraliza em função de /w/ e sempre se monotonga nas sílabas iniciais, mediais e finais e eles também são monotongados perante /¿/, /¿/ e /r/. Já para as ocorrências de ditongação, corroboramos com Aquino (2004): os ambientes que propiciam as ocorrências de ditongação são alveolar surda (/s/), alveolar sonora (/z/) e palatal sonora (/¿/), mas a palatal surda (/¿/) se apresenta como inibidora.
Palavras-chave: Linguística. Monotongação. Ditongação.