AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Quando uma pessoa é incluída digitalmente tende a se tornar integrada à sociedade da informação, e de certo modo se afasta de dimensões relacionadas a exclusão social. Neste contexto, a tecnologia atualmente cresce e se aprimora de acordo com as demandas sociais de acesso à informação e comunicação. Com o advento da cultura digital muitas transformações ocorreram na sociedade, e como não podia ser diferente, as escolas tentam acompanhar os avanços e transformações observadas fomentando novas experiências com as novas tecnologias digitais para os alunos e professores. O objetivo desse artigo é discutir o uso da tecnologia e sua importância no ambiente escolar, examinando os conhecimentos dos professores e analisando os desafios enfrentados por eles ao utilizar as ferramentas digitais no cotidiano escolar. A metodologia utilizada nesse projeto foi de pesquisa de campo com aplicação de questões abertas para professores da rede pública de ensino de Votuporanga, envolvendo docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscando compreender e coletar dados acerca das suas rotinas em sala de aula em relação ao uso da tecnologia, a pesquisa também levantou questões sobre a infraestrutura e recursos oferecidos pelo referido sistema de ensino. Os resultados obtidos mostraram os principais fatores positivos que os docentes apontaram diante das experiências vivenciadas com as plataformas digitais e quais recursos poderiam ser implementados para um bom desempenho da aprendizagem, assim de acordo com a pesquisa notamos que os professores buscam compreender a realidade tecnológica já que ela se faz presente desde os anos iniciais. Com base nas análises realizadas, pode-se concluir que inserir as ferramentas digitais na educação favorece o desenvolvimento de importantes habilidades nos alunos, enriquecendo a
aprendizagem e possibilitando mais engajamento dos alunos no desenvolvimento das práticas escolares
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Processos de ensino e aprendizagem. Professores.