A UTILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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Rubiana Aparecida De Castro
Isabella Especiato Martins
Lucia Helena Menoia Da Silva

Resumo

O presente artigo foi realizado com o intuito de analisar a utilização da consciência fonológica no processo de alfabetização, pois tem sido uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, por meio dela que o professor consegue aprimorar as habilidades das crianças, já que elas vivem em um mundo linguístico repleto de informações, ao fazer o uso desse recurso o educador proporcionará ao educando uma aprendizagem significativa, fazendo com que a criança consiga explorar as palavras e analisar os efeitos que a língua escrita compõe. A partir dessa proposição o objetivo desse artigo é compreender a importância que a consciência fonológica tem na primeira infância, auxiliando e edificando o processo de aquisição de escrita e leitura, coincidentemente a consciência fonológica ocorre em torno dos seis e sete anos de idade nesse período a criança está no processo de escolarização, o método fônico unido às habilidades da consciência fonêmica proporciona o processo de alfabetização em algo dinâmico, o professor em sala de aula fará uso de diversos recursos como a música, o poema, a rima, as cantigas de roda, entre outros, propiciando uma aprendizagem eficaz, significativa. A metodologia utilizada nesse artigo foi desempenhada por meio de estudos bibliográficos, sites, artigos e livros referentes ao tema. Foi realizada uma pesquisa de campo com a participação de professores ativos na rede de ensino pública e privada com o intuito de verificar a utilização da consciência fonológica juntamente com o método fônico nas instituições de ensino. Devido às novas demandas curriculares, a Base Nacional Comum Curricular, documento de cunho normativo, propõe que o professor em sala de aula faça o uso de diferentes recursos em relação à apropriação da língua escrita, dentre eles o uso da consciência fonológica como um instrumento facilitador do processo de leitura e escrita. Os resultados apontaram que atualmente os professores fazem o uso da consciência fonológica, dessa forma a consciência fonêmica juntamente com o método fônico trouxe resultados significativos nas aprendizagens, contribuindo no processo de alfabetização. Portanto, pode-se concluir que a consciência fonológica é de extrema importância, é um trabalho prático e deve ser vivenciado em sala de aula fazendo uma diferença muito grande e auxiliando no processo de alfabetização das crianças.


Palavras-chave: Consciência Fonológica. Alfabetização.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS