IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

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Jéssica Cristina Innamorato de Andrade
Thainá Carmona Matricola

Resumo

A música faz parte de todas as culturas, passando por todas as gerações familiares e com diversos gêneros musicais. Diante de tanta riqueza e variedade musical ao nosso entorno, foi elaborada uma pesquisa sobre como podemos utilizar de forma intencional a musicalização para melhorar a aprendizagem dos alunos. O artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da música no cotidiano da educação infantil e buscar quais são os benefícios que podem ser alcançados por meio da utilização da música no auxílio da didática em sala de aula. Buscou-se responder por meio de pesquisas bibliográficas, de que forma a musicalização pode contribuir para o desenvolvimento das crianças da educação infantil, enfatizando os aspectos sócio, afetivo e cognitivo. Esses três aspectos foram abordados em tópicos, durante a elaboração do artigo, dentre vários autores citados, foram utilizados alguns estudos do Piaget, Vygostsky, Ilari e Muszkat. Por meio desses autores, foi constatado que a musicalização pode favorecer o desenvolvimento do socioafetivo, promovendo a segurança e confiança no ambiente em que a criança está inserido, facilitando assim a aprendizagem. Além disso, na questão cognitiva, foi constatado que a musicalização pode melhorar até o funcionamento dos neurônios, em especial, os neurônios espelhos. Assim, conclui-se que a musicalização vai muito além de transmitir e apresentar notas musicais para as crianças, pois nesse estudo verificou-se que os benefícios auxiliam diretamente na formação integral da criança. Além disso, promove uma grande reflexão sobre como o uso direcionado da musicalização pode favorecer o desenvolvimento dos três tópicos abordados, facilitando diretamente o processo de ensino-aprendizagem e auxiliando a alcançar os objetivos curriculares na educação infantil.


 
Palavras-chave: Musicalização. Educação Infantil. Aprendizagem.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS