A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES

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Mariana Souza De Almeida
Bianca Luiza de Lima
Anderson Bençal Indalécio

Resumo

O foco deste trabalho é discutir o brincar/jogar como importante meio para o desenvolvimento integral da criança em nível de Educação Infantil e a concepção sobre práticas educativas mediadas pelo lúdico. O estudo parte de pressupostos teóricos que afirmam que, práticas educativas lúdicas planejadas e aplicadas de maneira adequada tornam-se uma ferramenta facilitadora dos processos de ensino aprendizagem, pois o jogo é promotor da aprendizagem e do desenvolvimento sendo um importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola, uma vez que o brincar infantil exerce um papel relevante no desenvolvimento integral da criança. A pesquisa buscou verificar a utilização do lúdico no processo de ensino aprendizagem, destacando o ponto de vista dos professores e suas experiências positivas e negativas, quanto à utilização do lúdico em suas práticas educativas. A investigação deste trabalho foi feita por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em três escolas de Educação Infantil da rede municipal de Votuporanga, por meio de coleta de dados realizada com um questionário. Diante dos resultados obtidos foi possível observar que os Professores compreendem conceitualmente o lúdico e adotam práticas educativas que valorizam o lúdico diariamente, por meio de jogos, brincadeiras, músicas, entre outros. Verificou-se que, a grande parte dos docentes reconhece que não utiliza o lúdico conforme o esperado, devido algumas dificuldades em sua aplicação, como a falta de espaço, de tempo e de auxiliares; por conta da indisciplina dos alunos; pela grande quantidade de alunos em sala de aula e por pouca oferta de formação continuada dos Professores sobre o lúdico. Por meio dos resultados obtidos na pesquisa realizada com Professores, foi possível identificar que existem muitas barreiras para a aplicação de atividades lúdicas e essas barreiras estão vinculadas muitas vezes pela falta de formação na área, falta de infraestrutura e também pela indisciplina dos alunos. Cabe ressaltar que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como lazer, pois com o lúdico, a criança aprende tão bem ou até melhor do que em atividades tradicionais, deste modo isso é imprescindível estar incluída nas práticas cotidianas em sala de aula, principalmente em escolas de Educação Infantil, pelo fato de ser a fase escolar de construção dos pilares da educação e desenvolvimento da criança, na qual se deve priorizar a observação e o registro de atividades, a integração e ampliação de experiências lúdicas e interativas. Sugere-se mais estudos pra avançar em relação a este assunto.


Palavras-chave: Ensino Aprendizagem. Lúdico. Professores.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS