A CONCEPÇÃO DA MULHER NOS RELATOS DOS APENADOS NA OBRA ESTAÇÃO CARANDIRU, DE DRÁUZIO VARELA
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Resumo
Considera-se que o léxico de um idioma e, consequentemente, seus arranjos contextuais, possibilitam perceber aspectos relacionados à maneira de expressar sentimentos e conceitos acerca de um determinado ponto de vista. Essa proposição parte do princípio de que a linguagem escrita, capacidade exclusivamente humana, é capaz de espelhar as escolhas de um grupo de indivíduos em relação a seus anseios e preferências socioculturais e afetivas. Tendo em vista essa ponderação, o presente artigo teve como objetivo verificar, por meio dos itens lexicais ¿mulher¿, mulheres¿ e ¿esposa¿, da obra Estação Carandiru, de Dráuzio Varela, a concepção de personagens masculinos presidiários acerca do gênero feminino. Utilizaram-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica para leitura das teorias que resguardam a linguagem e a Linguística de Corpus, por meio das ferramentas WordList e Concord do programa computacional WordSmith Tools. A primeira forneceu subsídios para apontar a frequência das lexias pesquisadas. A segunda, os contextos em que elas apareceram, possibilitando realizar a análise a que se propôs. Nas análises realizadas, averiguou-se que, apesar de existirem, tanto prosódias positivas quanto negativas, aquelas apresentaram um percentual superior estas. Nesse sentido, denota-se que, apesar de haver traços de comportamentos machistas, violentos e de devassidão dos presos, a obra Estação Carandiru, de Dráuzio Varella, parece mostrar, a partir dos relatos dos encarcerados, características que evidenciam a importância do sexo feminino como fator preponderante para suportar o cotidiano da prisão e das penas impostas pela Justiça. Nesse universo, portanto, apoiam-se como forma de se sentirem pertencentes a um núcleo, a uma sociedade e a uma vida.a prevalência de que, para os apenados, a mulher tem papel importante como companheira de suas aventuras/desventuras.
Palavras-chave: Léxico. Concepção masculina. Presidiários.