AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo
A criança descobre o mundo por meio do movimento e partindo disso cria as suas conexões com as pessoas que a princípio, quando nasce, é a sua família e, posteriormente, se amplia para sociedade na qual vive. A brincadeira, pela qual a criança descobre os objetos e suas utilidades, e a noção corporal, que se dá por meio de medir a capacidade e extensão do seu corpo para gerar estratégias e realizar determinados movimentos o que resulta no aprimoramento da capacidade motora e ampliando os saberes. Essas dimensões fazem parte do contexto da Psicomotricidade. O presente estudo tem como objetivo discutir conceitos acerca da importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil como meio para planejamento e adoção de práticas lúdicas na escola. A metodologia adotada neste estudo é a revisão da literatura a partir da leitura de obras, como livros e artigos científicos, com o enfoque de ressaltar a importância do desenvolvimento da motricidade da criança e seus contributos para aprendizagem e formação integral. Com base nas análises das obras selecionadas, pode-se afirmar que a Educação Infantil é a etapa de ensino mais propícia para adoção de práticas educativas que promovam os estímulos adequados para o aprimoramento da motricidade humana e assim, promover o desenvolvimento integral do ser. O corpo recebe os comandos da mente, gerindo o cognitivo de forma precisa para realizar as atividades e assim somar no desenvolvimento do indivíduo nos anos iniciais da sua educação, com isso é importante o estimulo para o desenvolvimento psicomotor do ser humano. O indivíduo precisa se desenvolver suas habilidades e noção motora para ampliar suas capacidades e conviver em sociedade por meio das interações, pois o gesto está ligado ao cotidiano, criando a necessidade de gerir e agregar, e o momento de desafiar o ser humano a essa proposta é na sua infância onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem para que possa enriquecer a educação escolar. O educador como mediador deve ter a conscientização da importância de tal processo para trabalhar de forma consciente com o aluno, já que na infância é a fase de melhor desenvolvimento. Portanto, pode-se concluir que é necessário o desenvolvimento da motricidade da criança no início de sua escolaridade, para trabalhar os elementos psicomotores: esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, estruturação espaço corporal, equilíbrio, coordenação motora global, coordenação motora fina, tônus, ritmo e imagem corporal, permitindo que o ser tenha a compreensão do seu espaço e que ele possa ir além resultando colaborar para a formação desse cidadão.
Palavras-chave: Educação Infantil, Psicomotricidade, Desenvolvimento integral.