CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA

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Lorena Cambauva Spina Marim
Beatriz Ribeiro Pereira
Palloma Patricia De Oliveira Lulho
Laura Valerio Chiozini
Larissa Gabrieli Franchette
Marlene Moraes Rosa Chinelato

Resumo

A Síndrome de Burnout é caracterizada por um viés trifatorial em sua origem, de forma a envolver aspectos relacionados aos transtornos emocionais e físicos decorrentes de um esgotamento ocasionado primordialmente no ambiente de trabalho. Ocorre também na área acadêmica, de forma a proporcionar riscos aos estudantes em suas perspectivas de um futuro promissor dentro da carreira escolhida. As causas dessa síndrome não estão relacionadas com traços permanentes das pessoas, mas com fatores situacionais e sociais específicos que podem ser influenciados e modificados. O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma revisão de literatura, dos últimos 5 anos, sobre a Síndrome de Burnout em estudantes de medicina, e suas causas ou fatores determinantes implicados
do desenvolvimeto da Síndrome de Burnout. A pergunta norteadora do trabalho foi: quais as causas que levam os estudantes de medicina a desenvolverem a Síndrome de Burnout segundo a artigos científicos? Essa pesquisa foi realizada pelo método descritivo e de delineamento retrospectivo. Se utilizou nas bases de dados Lilacs (Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), os descritores no DeCS (Descritores em Ciência da Saúde), na combinação Síndrome de Burnout, estudantes de medicina, país Brasil, no período de 2018 a 2022, resultando em 8 artigos publicados. Na combinação: Síndrome de Burnout, profissionais
e estudantes de saúde, mesmo limite, resultou-se em 2 artigos. Apenas 2 artigos foram excluídos por não responderem à pergunta norteadora, totalizando em 6 artigos para a análise. 71,43% das publicações são de médicos, 14,29% das publicações são de biomédicos e 14,29% das publicações são de psicólogos. 14,29% foram publicados em 2019; 42,86% foram publicados em 2020 e 42,86% em 2021. De acordo com a análise dos artigos, os estudantes de medicina avaliados nos estudos têm boa qualidade de vida e níveis baixos ou moderados de burnout, atentando-se para as diferenças entre anos de curso e características sociodemográficas. Acredita-se, portanto, que com a prevenção através da oferta de serviços de apoio psicológico e a ampliação de espaços de lazer aos discentes ao longo da formação pode-se contribuir para diminuição no número de casos de Síndrome de Burnout em graduandos de medicina.



Palavras-chave: Síndrome de Burnout; Estudantes de medicina; Incidência

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS