AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL EM INDIVIDUOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Conteúdo do artigo principal

Amanda Mikaely Pereira Barbino
Letícia Zanutto Do Prado
Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é causado por alterações em regiões do cérebro que implicam em alterações no controle inibitório, memória de trabalho, tempos de reação e outras funções, apresentando comprometimento das habilidades motoras globais. O presente estudo de revisão de literatura teve como objetivo analisar o desenvolvimento motor em crianças com TDAH por meio da avaliação das habilidades
motoras básicas. Foram utilizados como bases de dados on-line através do Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe de informação em Ciências da Saúde (LILACS), GOOGLE ACADÊMICO, Publicações Médicas (PUBMED). Crianças com TDAH apresentam déficits motores acentuados nas habilidades de controle de objetos e de equilíbrio. Por meio da análise dos padrões de movimento, podem ser identificados os fatores que limitam o movimento, o que, por sua vez, pode determinar quais habilidades e/ou padrões de movimento devem ser enfatizados no programa; a quantidade de tempo que cada habilidade deve ser praticada e os objetivos de desempenho da criança. Os resultados sugerem a necessidade de um programa regular e sistemático de exercício físico uma vez que as crianças diagnosticadas com TDAH apresentam atraso no desenvolvimento motor em relação aquelas que se enquadram nas expectativas de sua faixa etária. A Fisioterapia tem muito a contribuir para a melhora no desenvolvimento motor das crianças, com tratamentos que incluem, por
exemplo, o método pilates, equoterapia e exercícios sensório-motores. Levando a melhora do esquema corporal, concentração, equilíbrio, percepção e flexibilidade, de forma a promover um controle mais consciente dos músculos envolvidos nos movimentos. A partir dos dados analisados conclui-se que são necessários mais estudos na presente área para que as estratégias adotadas sejam mais efetivas e funcionais.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Habilidade Motora. Psicomotricidade, Desenvolvimento motor, Coordenação motora grossa.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS