IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROJETO PERÍODO INTEGRAL DE UMA ESCOLA INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP
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Resumo
Resumo
É notório que a pandemia da COVID-19 acarretou inúmeras consequências para a
sociedade, inclusive para as crianças no âmbito das emoções, já que foram submetidas
as restrições, como o distanciamento social, visando diminuir a disseminação do vírus
SARS-CoV-2. Dessa forma, houve a necessidade de se ausentar das escolas e dos
encontros com os amigos, interferindo na saúde emocional. Através de uma revisão na
literatura e pesquisas sobre o impacto do distanciamento social foram identificadas
emoções como medo, preocupação, saudades, tristeza e nervosismo em crianças entre
08 a 10 anos. Como também em um estudo publicado, no qual permitiu observar o impacto
da Covid-19 na saúde mental das crianças, em que os principais sentimentos vivenciados
foram, além dos citados, insegurança, raiva e tédio, e os principais sintomas de agravos
foram irritabilidade, mudanças bruscas de comportamento e insônia. Diante disso, há
necessidade de aprofundamento no tema. O presente estudo tem como objetivo relatar
os resultados da pesquisa sobre a identificação dos sentimentos envolvidos acerca da
pandemia e do isolamento social em uma escola municipal, na cidade de Votuporanga-
SP. O estudo é caracterizado como exploratório de caráter quantitativo, o qual foi realizado
em uma escola municipal na cidade de Votuporanga-SP, com 29 alunos, de idade entre 6
a 10 anos, que frequentam o "projeto período integral", que ocorre em horário oposto ao
regular de aula. Para a coleta de dados, a fim de conhecer os sentimentos das crianças
acerca da pandemia da COVID-19 foi utilizado um questionário direcionado aos alunos,
no qual contém 9 questões de múltipla escolha, com opções de respostas entre "feliz",
"mais ou menos" e "triste, no qual os pesquisados deveriam escolher uma opção para as
9 questões, que está relacionado diretamente com o momento do isolamento social. Os
pesquisados foram 29 crianças, sendo elas 16 meninas e 13 meninos, os quais variam do
1º ao 5º ano escolar. Todos os entrevistados autorizaram sua participação por meio do
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e tiveram autorização dos pais ou
responsáveis pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos pela
pesquisa foram: 131 respostas tristes dentro das 9 questões, ou seja, 60% das crianças
demonstraram o sentimento de tristeza com a pandemia por não poder não poder brincar
com os amigos e não poder ir à escola. Por outro lado, foram obtidas 85 respostas felizes
das questões, sendo assim, 40% demonstraram o sentimento de felicidade com a
presença de seus pais em casa. Por fim, pela análise dos dados, identificou-se que as
crianças tiveram sentimentos negativos com as restrições de sua rotina normal, sem seus
colegas e sem a escola presencial, e sentimentos positivos por poderem passar mais
tempo com seus pais junto a eles em casa. A pesquisa deixa claro que, os impactos
psicossociais da pandemia da COVID-19 nas crianças participantes do ¿projeto período
integral¿ da escola infantil em questão foram negativos para a falta de socialização e
convívios com os demais colegas, por outro lado as crianças demonstraram também
sentimentos felizes com a presença dos pais/responsáveis.
Palavras-chave: Pandemia. Crianças. Sentimentos.