IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROJETO PERÍODO INTEGRAL DE UMA ESCOLA INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP

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Vinicius Bogaz Debortolli
Renata Barbosa De Oliveira
Amanda Perinelli Fuzete
Ligia Barboza Inhan
Lucas Ayres Barbo De Siqueira
Maria Laura Armiato De Souza
Isabela Moraes Fraga
Rafaela Stefany Da Silva
Artur Gutierrez Rocha
Clara Dalul Giacheto
Maria Eduarda Silva Costa
Fernanda Aparecida Da Silva Fernandes

Resumo

Resumo
É notório que a pandemia da COVID-19 acarretou inúmeras consequências para a
sociedade, inclusive para as crianças no âmbito das emoções, já que foram submetidas
as restrições, como o distanciamento social, visando diminuir a disseminação do vírus
SARS-CoV-2. Dessa forma, houve a necessidade de se ausentar das escolas e dos
encontros com os amigos, interferindo na saúde emocional. Através de uma revisão na
literatura e pesquisas sobre o impacto do distanciamento social foram identificadas
emoções como medo, preocupação, saudades, tristeza e nervosismo em crianças entre
08 a 10 anos. Como também em um estudo publicado, no qual permitiu observar o impacto
da Covid-19 na saúde mental das crianças, em que os principais sentimentos vivenciados
foram, além dos citados, insegurança, raiva e tédio, e os principais sintomas de agravos
foram irritabilidade, mudanças bruscas de comportamento e insônia. Diante disso, há
necessidade de aprofundamento no tema. O presente estudo tem como objetivo relatar
os resultados da pesquisa sobre a identificação dos sentimentos envolvidos acerca da
pandemia e do isolamento social em uma escola municipal, na cidade de Votuporanga-
SP. O estudo é caracterizado como exploratório de caráter quantitativo, o qual foi realizado
em uma escola municipal na cidade de Votuporanga-SP, com 29 alunos, de idade entre 6
a 10 anos, que frequentam o "projeto período integral", que ocorre em horário oposto ao
regular de aula. Para a coleta de dados, a fim de conhecer os sentimentos das crianças
acerca da pandemia da COVID-19 foi utilizado um questionário direcionado aos alunos,
no qual contém 9 questões de múltipla escolha, com opções de respostas entre "feliz",
"mais ou menos" e "triste, no qual os pesquisados deveriam escolher uma opção para as
9 questões, que está relacionado diretamente com o momento do isolamento social. Os
pesquisados foram 29 crianças, sendo elas 16 meninas e 13 meninos, os quais variam do
1º ao 5º ano escolar. Todos os entrevistados autorizaram sua participação por meio do
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e tiveram autorização dos pais ou
responsáveis pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos pela
pesquisa foram: 131 respostas tristes dentro das 9 questões, ou seja, 60% das crianças
demonstraram o sentimento de tristeza com a pandemia por não poder não poder brincar
com os amigos e não poder ir à escola. Por outro lado, foram obtidas 85 respostas felizes
das questões, sendo assim, 40% demonstraram o sentimento de felicidade com a
presença de seus pais em casa. Por fim, pela análise dos dados, identificou-se que as
crianças tiveram sentimentos negativos com as restrições de sua rotina normal, sem seus
colegas e sem a escola presencial, e sentimentos positivos por poderem passar mais
tempo com seus pais junto a eles em casa. A pesquisa deixa claro que, os impactos
psicossociais da pandemia da COVID-19 nas crianças participantes do ¿projeto período
integral¿ da escola infantil em questão foram negativos para a falta de socialização e
convívios com os demais colegas, por outro lado as crianças demonstraram também
sentimentos felizes com a presença dos pais/responsáveis.
Palavras-chave: Pandemia. Crianças. Sentimentos.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS