O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE A TEORIA MONTESSORIANA

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Giane De Oliveira Antero
Ana Paula Canazza
Anderson Bençal Indalécio

Resumo

O presente artigo visa a discutir a perspectiva do lúdico na Educação Infantil a partir de estudos sobre a teoria de Maria Montessori. O objetivo central da pesquisa é levantar subsídios teóricos para compreensão dos contributos do método montessoriano e, respectivamente, do lúdico para o desenvolvimento infantil. Para isso, foram analisados os trabalhos realizados por Montessori nas Casas Dei Bambini e descritos em suas obras. A partir da revisão de literatura, pôde-se observar que, na execução de determinados exercícios pelas crianças, foi possível observar os resultados de uma forma complexa, apresentando qualidades e capacidades de desenvolver coordenação e concentração. A criança se conecta aos comandos do adulto, nos quais ela pode encontrar os meios necessários ao desenvolvimento das próprias funções. Cabe, nesse sentido, ao adulto, criar um ambiente onde ela possa crescer e guiá-la por estímulos adequados ao aprendizado. Acerca desse cenário, a ludicidade como meio para realização das atividade promove o desenvolvimento da liberdade, sentidos e da autonomia da criança, logo deixando-a seguir o seu próprio ritmo. Neste contexto, o lúdico se torna elemento de fundamental importância para o desenvolvimento infantil e deve estar presente no cotidiano nas instituições de Educação Infantil. Quando aplicadas de forma adequada, as atividades lúdicas fortificam a evolução dos cinco sentidos, dos quais o organismo é estimulado e desenvolve o conhecimento sobre o mundo. O resultado das mediações de práticas educativas a partir do lúdico favorecem a independência e a criatividade das crianças durante o processo de crescimento. A partir das análises das obras selecionadas, foi constatado que a relação criança/adulto e criança/ambiente reflete no ensino e aprendizagem de forma consequente e como essa relação transforma o seu ser futuro, e as práticas educativas em nível de Educação Infantil devem considerar atividades planejadas a partir da ludicidade.


Palavras-chave: Lúdico. Criança. Maria Montessori.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS