PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

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Ariel Azevedo Mateus
Anderson Bençal Indalécio

Resumo

A psicomotricidade é uma área de estudo que busca desenvolver o aspecto cognitivo,
motor e afetivo da criança, algo essencial na educação infantil para que essas crianças
consigam em através das atividades motoras alcançar seu desenvolvimento integral. A
educação baseada no desenvolvimento psicomotor da criança deve ser base no ensino
infantil pois através dela a criança torna-se capaz de conhecer seu corpo, se situar no
espaço, coordenar o seu tempo e alcançar uma excelente coordenação de seus gestos e
movimentos. Quando a criança entra em contato com brincadeiras e atividades que
estimulam o lado psicomotor, as aulas ficam mais divertidas, as crianças se tornam mais
curiosas e criativas e isso colabora para uma melhor aprendizagem. Os profissionais da
educação podem elaborar várias atividades e exercícios psicomotores em diversas áreas
de ordem terapêuticas, em casos de reabilitação e reeducação no que se relaciona ao
comportamento, aprendizagem e ao lado afetivo, a psicomotricidade estará presente em
toda a vida do ser humano. Os professores podem ajudar a desenvolver os aspectos
cognitivos e o âmbito das competências em todos os níveis, constituindo uma
possibilidade de segurança, de sentir-se bem e de bons relacionamentos e interações
pelas crianças, de apoio e respeito mútuo. O desenvolvimento motor muda
constantemente o comportamento durante a vida, isso se dá devido as interações vividas
pelo indivíduo, seu crescimento individual e as condições do ambiente em que vive.
Existem vários métodos usados por esse estudo como, exercícios de relaxamento,
consciência corporal, atividades que envolvem expressão, brincadeiras lúdicas e
atividades motoras. A psicomotricidade busca a integração de três aspectos do ser
humano, o social, o cognitivo e o motor. O desenvolvimento psicomotor acontece no
Nascimento e evolui de acordo com o conhecimento e interações que criança encontra a
sua volta. A ideia é estimular e reeducar o movimento das crianças na alfabetização
envolvendo a psicomotricidade e isso depende da experiência vivida por cada indivíduo
resultante de sua personalidade, linguagem e socialização. O profissional da educação
pode usar de vários recursos para o desenvolvimento psicomotor como: salas de aula com
materiais que chamem a atenção e sejam de fácil acesso que podem ser usados na hora
das aulas e das brincadeiras das crianças e que treine suas habilidades psicomotoras,
sociais e afetivas. Após as atividades a criança possa se expressar e relatar como e com
quem e o que brincou, onde o professor possa analisar suas habilidades, criatividade e
socialização, o professor não somente observa e coordena as brincadeiras, mas sim
estimula a criança, respeitando seus aspectos individuais, suas ações e vivências.
Portanto a psicomotricidade ocupa um lugar essencial no desenvolvimento infantil pois
nela existe a total ligação entre o desenvolvimento motor, emocional e intelectual,
buscando única e totalmente o bem integral da criança.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Criança. Habilidades. Motoras.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS