DEPARTAMENTO PESSOAL: O DIA ADIA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA E SEUS DESAFIOS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Roseane dos Santos Lima
Matheus Felipe Sampaio Ribeiro
Rodrigo Bertolozzi

Resumo

Nos últimos anos, a contabilidade passou por muitas mudanças, evoluindo ano após ano, se tornando cada dia mais essencial para às empresas mantendo-as organizadas e equilibradas no âmbito contábil e trabalhista. Em relação ao âmbito trabalhista, em um escritório de contabilidade, se destaca o setor de Departamento Pessoal, responsável em manter as informações trabalhistas e funcionais atualizadas, cumprindo os prazos e validade dos processos de acordo com a Legislação trabalhista. O objetivo deste estudo é apresentar os desafios e as dificuldades enfrentadas pelo setor de departamento pessoal durante a pandemia da covid-19, onde houveram algumas mudanças na Legislação trabalhista e Medidas Provisórias. De acordo com os estudos realizados, por meio de uma pesquisa exploratória, foi possível entrevistar quatro profissionais que trabalham no setor de departamento pessoal, dentre esses profissionais, todos estão concentrados na região Noroeste do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos através das entrevistas, puderam demonstrar de forma mais especifica o dia a dia e rotina de trabalho desses profissionais em meio a pandemia da covid-19. Ao serem entrevistados, 75% dos indivíduos relataram ter encontrado dificuldades durante a pandemia, sendo uma delas a adequação do pessoal ao trabalho remoto, adequação às Medidas Provisórias e mudanças na Legislação trabalhista, lançamentos nos sistemas, adequar-se de uma forma sem prejudicar a saúde mental desses colaboradores. Ao serem questionados sobre como lidaram com as dificuldades, 100% dos entrevistados afirmaram ter administrado muito bem as dificuldades enfrentadas na pandemia, pois puderam ser transformadas em experiências para o futuro e profissão, sendo que o profissional de departamento pessoal se reinventou e descobriu que poderia ir muito mais além do que era se esperado. Durante o período da pandemia da covid-19, 75% dos entrevistados receberam apoio dos seus superiores. Por mais que a pandemia tenha dificultado o dia a dia nas empresas, os escritórios continuaram funcionando normalmente com o revezamento dos colaboradores ou com o trabalho remoto. Os resultados apresentados demonstram a realidade do setor de departamento pessoal e concluem que a sua importância dentro da contabilidade é precisa, necessária e específica, que mesmo em situações delicadas e difíceis como foi a da pandemia da covid-19, os profissionais do departamento pessoal se superaram a cada desafio, se adequando e se reinventado em sua profissão.


Palavras-chave: Covid-19. Departamento Pessoal. Dificuldade.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS