O MEMORIAL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O memorial é entendido como um registro escrito que abarca uma parte da vida da pessoa que o redige. Ele resgata lembranças educacionais do passado remoto e recente e permite compartilhá-las de modo crítico com colegas e outros professores, e refletir sobre seu conteúdo pode levar a novas interpretações e significados. Assim, o presente trabalho analisa possibilidades do uso do memorial como instrumento pedagógico no processo de formação inicial e continuada de alunos da pedagogia. Com base na diferenciação feita por Benjamin (1986) entre narrativa e informação, além dos estudos de Kenski (1994) e Kramer (1998), o artigo discute o caráter formador do memorial derivado de sua natureza de instrumento reflexivo e narrativo, afirmando que, na experiência de compartilhar seus memoriais, professores transcendem a vivência individual e solitária de sala de aula, criando uma experiência humana coletiva. Mediante experiências relatadas a partir de um estágio realizado em uma biblioteca de escola regular na cidade de Votuporanga-SP, foi possível compreender a importância desse espaço de aprendizagem e o papel do professor em torná-lo um ambiente de aprendizagens significativas. Assim utilizou-se o memorial como um dispositivo pedagógico de reflexão crítica para registrar reinvenções de algumas ações escolares, o que tornou os processos educacionais cada vez mais assertivos.
Palavras-chave: Narrativa. Memorial. Formação de professores.