A AUDITORIA SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ORGANIZAÇÃO BOLONHEZI E MATHEUS COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO COMERCIAL LTDA NA CONTA DE CLIENTES A RECEBER

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Higor Bolonhezi Bonifacio, Yasmin Do Nascimento Matheus, Rodrigo Bertolozzi

Resumo

Recentemente, a auditoria era exclusiva dos profissionais em contabilidade, no entanto, ao longo do tempo e com o desenvolvimento, essa situação mudou. O assunto é tão extenso que é necessário contar com informações de outras áreas, por isso deve-se reconhecer que especialistas treinados diversificam suas atividades na área de auditoria. Devido a esse rápido crescimento, as empresas sentiram a necessidade de uma auditoria em suas organizações, cujo objetivo é aumentar o controle e garantir a eficiência da gestão da empresa. Em conexão com a expansão das atividades comerciais, e o crescimento das empresas, faz-se necessário buscar ferramentas que contribuam positivamente para o melhor funcionamento da organização. Sua parte interna, é um conjunto de procedimentos para análise e monitoramento dos controles internos da empresa, apontando os aspectos mais relevantes para manter a qualidade do trabalho da organização. Assim, a auditoria interna, como controle de gestão, serve para monitorar, questionar, supervisionar e recomendar modificações e procedimentos para verificar a qualidade e segurança dos documentos da empresa. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a importância da auditoria, suas etapas e aprimorar o controle, a partir de um estudo de caso na conta clientes a receber. A metodologia utilizada, como citada no parágrafo acima, foi um estudo de caso realizado no balanço patrimonial de uma empresa real, mais especificamente na conta clientes a receber, baseado em livros de autores renomados e em nosso conhecimento adquirido em sala de aula. A pesquisa verificou a contabilidade da empresa e verificamos as contas a receber, onde foram analisadas as faturas de cada cliente e após verificação das contas da empresa, foram elaboradas cartas de circularização e enviadas aos clientes que, após verificação junto as contas dos relatórios, nos enviaram uma resposta dizendo que havia erros nas contabilizações da empresa. Os erros foram corrigidos e posteriormente replicados ao balanço patrimonial da entidade de forma correta. Sendo assim, pode-se concluir que a auditoria é uma ferramenta de fiscalização administrativa e um sistema de verificação da eficiência das atividades empresariais, com foco na avaliação da inspeção interna das atividades e operações administrativas, investigando seus defeitos e os riscos envolvidos nos mesmos, projetada para proteger os ativos e direitos da companhia contra fraudes, desvios e corrupção. Para uma empresa alcançar a eficácia ligada às demandas de um mercado global, ela necessita primeiro aprender a ser competitiva em seu mercado privado e no mercado universal. Não basta que os auditores estudem e avaliem os ativos da companhia e avaliem o método de verificação interna para estabelecer a profundidade e a extensão do processo de auditoria. Porém, não se pode esperar também que a auditoria seja uma revolução, onde a partir do momento que as companhias iniciarem o uso da mesma, todos seus problemas serão extintos.


Recentemente, a auditoria era exclusiva dos profissionais em contabilidade, no entanto, ao longo do tempo e com o desenvolvimento, essa situação mudou. O assunto é tão extenso que é necessário contar com informações de outras áreas, por isso deve-se reconhecer que especialistas treinados diversificam suas atividades na área de auditoria. Devido a esse rápido crescimento, as empresas sentiram a necessidade de uma auditoria em suas organizações, cujo objetivo é aumentar o controle e garantir a eficiência da gestão da empresa. Em conexão com a expansão das atividades comerciais, e o crescimento das empresas, faz-se necessário buscar ferramentas que contribuam positivamente para o melhor funcionamento da organização. Sua parte interna, é um conjunto de procedimentos para análise e monitoramento dos controles internos da empresa, apontando os aspectos mais relevantes para manter a qualidade do trabalho da organização. Assim, a auditoria interna, como controle de gestão, serve para monitorar, questionar, supervisionar e recomendar modificações e procedimentos para verificar a qualidade e segurança dos documentos da empresa. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a importância da auditoria, suas etapas e aprimorar o controle, a partir de um estudo de caso na conta clientes a receber. A metodologia utilizada, como citada no parágrafo acima, foi um estudo de caso realizado no balanço patrimonial de uma empresa real, mais especificamente na conta clientes a receber, baseado em livros de autores renomados e em nosso conhecimento adquirido em sala de aula. A pesquisa verificou a contabilidade da empresa e verificamos as contas a receber, onde foram analisadas as faturas de cada cliente e após verificação das contas da empresa, foram elaboradas cartas de circularização e enviadas aos clientes que, após verificação junto as contas dos relatórios, nos enviaram uma resposta dizendo que havia erros nas contabilizações da empresa. Os erros foram corrigidos e posteriormente replicados ao balanço patrimonial da entidade de forma correta. Sendo assim, pode-se concluir que a auditoria é uma ferramenta de fiscalização administrativa e um sistema de verificação da eficiência das atividades empresariais, com foco na avaliação da inspeção interna das atividades e operações administrativas, investigando seus defeitos e os riscos envolvidos nos mesmos, projetada para proteger os ativos e direitos da companhia contra fraudes, desvios e corrupção. Para uma empresa alcançar a eficácia ligada às demandas de um mercado global, ela necessita primeiro aprender a ser competitiva em seu mercado privado e no mercado universal. Não basta que os auditores estudem e avaliem os ativos da companhia e avaliem o método de verificação interna para estabelecer a profundidade e a extensão do processo de auditoria. Porém, não se pode esperar também que a auditoria seja uma revolução, onde a partir do momento que as companhias iniciarem o uso da mesma, todos seus problemas serão extintos.


Palavras-chave: auditoria; empresa; contabilidade.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS