A GESTÃO DE NEGÓCIOS NO CONTEXTO DA FÓRMULA 1

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Gabriel Barros De Farias, Henrique De Oliveira Silva, João Paulo Ministro Da Silva, Katlyn Lauany Santiago Oliveira, Bruno Venancio De Souza, Marisa Aparecida Ferreira

Resumo

A Fórmula 1 é uma das categorias mais populares e prestigiadas do automobilismo mundial, conhecida não apenas por suas corridas emocionantes, mas também por sua complexa área administrativa que sustenta o espetáculo. Ela é antes de tudo um campeonato de marcas não apenas de pilotos como muitos pensam, e com isso surgem perguntas simples como: Quem consegue construir o melhor carro? Qual marca sobressairá sobre a outra? Quem pode se tornar o melhor? Até que ponto ir em busca da vitória? Como todos os setores de investimentos que contemplam esse mercado da Fórmula 1 é conduzida? Como algo tão único pode ser tão fascinante? Esse ambiente de egos e nem sempre amigável e de extrema competição, e essas perguntas que podem parecer as mais simples, podem se tornarem por vezes as perguntas mais complexas. A pesquisa teve como objetivo demonstrar como um esporte tão complexo e seletivo é administrado e relacionar como ele se apresenta organizacionalmente e com os conteúdos de gestão empresarial são trabalhados neste contexto de negócio. A metodologia foi por meio, de pesquisas bibliográfica, sendo realizadas em artigos científicos, sites e arquivos oficiais dentro da categoria, bem como a evolução da história do esporte no Brasil e no Mundo. No desenvolver da pesquisa nota-se uma diferença de gestão entre o período de Bernie Ecclestone no qual comandou a Fórmula 1, por mais de 40 anos e a do período de Liberty Media, sendo que desde 2016 deu uma nova roupagem para a categoria, modernizando e de certa forma atraindo ainda mais o interesse do público, e agora com a atenção para o público jovem para o esporte, até então raro de se ver. Neste considerando, a pesquisa constata que a forma com que Bernie Ecclestone conduzia a sua gestão, já não estava adequava aos tempos modernos, perdendo cada vez mais audiência conforme os grandes prêmios iam ocorrendo. No entanto com a chegada da gestão de Liberty Media em 2016, com o investimento em ideias modernas de mídia para o setor, fortalecendo as mídias sociais, provocou e atraiu o interesse de novos públicos para a categoria. Portanto, a Fórmula 1 vem enfrentando uma série de desafios, regulatórios e está se esforçando para melhorar sua sustentabilidade, reconhecendo a necessidade de se adaptar às mudanças nas expectativas da sociedade e aos problemas globais. Estão cada vez mais envolvidos em programas de responsabilidade social, apoiando causas locais e globais, bem como promovendo a diversidade e a inclusão no esporte.


Palavras-chave: Administração; Fórmula 1; inovação.


 

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS