A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO COMPONENTE CURRICULAR

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Gabrieli Carolini Da Silva Monteiro, Karla Dos Santos Pinto, Lúcia Helena Menoia Da Silva

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como componente curricular da educação básica, fundamentado por concepções teóricas que buscam transparecer o conceito de Libras, o que é, seu histórico, leis que a assegura e sua importância como componente curricular. O objetivo da pesquisa é integrar a conscientização acerca da necessidade do domínio em relação a língua (Libras) para que ocorra a interação entre pessoas ouvintes e não ouvintes. Possui o propósito de reflexão sobre os direitos e a identidade surda incluindo um método bilíngue nas escolas de ensino regular desde os anos iniciais. A metodologia possui cunho bibliográfico que pretende deliberar as necessidades da comunidade surda promovendo a interação e comunicação com pessoas ouvintes e não ouvintes. Nota-se como a Libras se restringe aos seus interlocutores e respectivos intérpretes, o que entra em contradição com as leis que discorrem sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular, interferindo não somente em sua presença e permanência no âmbito escolar, mas também em seu desenvolvimento cognitivo e social. Contudo, é de se considerar que, embora a comunidade surda enfrente grandes obstáculos, a proposta de inclusão não tem atendido de forma plena suas necessidades, sendo demonstrada pela carência ainda presente da comunicação social.


Palavras-chave: Libras; inclusão; comunicação; escola

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS