A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA PRODUÇÃO TEXTUAL

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Claudio Vinicius Dos Santos, Karina De Oliveira

Resumo

No contexto educacional, nota-se que muitos estudantes estão substituindo a leitura de textos por mídias digitais de consumo rápido. Tal fato tem impactado no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita desse público. À medida que os educandos crescem sem esse incentivo à leitura, aumentam as chances de não desenvolverem bons textos ou de apresentarem dificuldades na elaboração de ideias e de visões de mundo por meio da escrita. Sendo assim, esta pesquisa realizada a partir da unidade curricular Práticas Pedagógicas I teve como objetivo identificar se os alunos que não têm o hábito da leitura são os que possuem maior dificuldade em produzir um texto, e se essa prática tem impactado as gerações que estão em processo de formação. O estudo foi realizado em uma escola estadual do município de Votuporanga/SP, e contou com mais de 300 discentes das mais variadas idades, dos sextos anos do Ensino Fundamental até a série do Ensino Médio. Foram cerca de 11 turmas diferentes, cada uma delas com pelo menos 30 alunos, dessa forma foi possível avaliar individual e coletivamente os estudantes. O processo contou com três etapas divididas da seguinte forma: (1) observação e análise dos alunos quanto às leituras de textos propostas em sala de aula; (2) exercícios de interpretação de texto; (3) produção de textos argumentativos. Esta etapa foi realizada por meio da plataforma Centro de Mídia do Estado de São Paulo (CMSP) em que os alunos redigiram o trabalho e foram avaliados. Após a análise da pesquisa, constatou-se que os discentes que não têm o hábito da leitura encontram muitas dificuldades na hora de produzir um texto. Todavia, aqueles que são incentivados pelos pais, professores ou por interesse próprio a praticarem a leitura, possuem uma maior facilidade no desenvolvimento da escrita. Além disso, os resultados também foram satisfatórios para ambas as partes, pois foi possível agregar conhecimento e experiência a todos. Portanto, mediante as ideias apresentadas, observa-se que os alunos têm limitações consideráveis para elaborar um texto, sendo eles pouco incentivados pelos pais e pelas escolas quanto ao hábito da leitura. Assim, uma prática pedagógica que desenvolva mais as habilidades em questão poderá diminuir as dificuldades encontradas nesta escola.


Palavras-chave: alunos; produção de textos; leitura.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS