A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO ALUNO

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Ana Carla Alves Ferreira, Elaine Yamanaka, Denise Ferraz Lima Veronezi

Resumo

A família desempenha um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem da criança, influenciando significativamente seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A participação da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno é crucial para o sucesso educacional e o desenvolvimento global da criança. Quando a família está envolvida de maneira favorável e ativa na educação de seus filhos, os resultados acadêmicos e emocionais, tendem a ser mais positivos. O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com o objetivo de capacitar os alunos a adquirirem conhecimentos, habilidades e competências que os preparem para enfrentar os desafios da vida em sociedade. A família pode ajudar a estabelecer rotinas de estudo em casa, criando um ambiente propício à aprendizagem. Estimular atividades de leitura e escrita, diálogo sobre temas educacionais e envolvimento nas aprendizagens dos filhos, cria um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança. Neste contexto, este estudo procurou analisar a participação da família na escola, examinar as diferentes maneiras pelas quais a família pode impactar no aprendizado e pesquisar como a relação família e escola pode influenciar no processo de aprendizagem da criança. A pesquisa é uma revisão bibliográfica descritiva, utilizando-se de livros e artigos científicos publicados em língua portuguesa em sites indexados, utilizando-se como descritores as palavras chave: família, escola, aprendizagem. Os resultados encontrados apresentam que a família não apenas complementa o ensino escolar, mas também, torna-se sujeito ativo na formação da aprendizagem dos filhos. Os pais podem criar maneiras diversas para estimular o interesse dos filhos na aprendizagem, como exemplo, criando um ambiente preparado para aprendizagem, um espaço tranquilo para estudar, acesso a materiais educacionais e a promoção de uma cultura da leitura. Acompanhar a lição de casa, manter uma comunicação aberta e construtiva com os professores é fundamental. Seu envolvimento ativo, apoio emocional e compromisso com a educação criam um ambiente propício para a aprendizagem. Quando os pais e professores colaboram, podem alcançar melhores resultados acadêmicos e desenvolver crianças bem ajustadas, preparadas para enfrentar os desafios do futuro. A partir desses resultados pode-se concluir que a importância da família na escola é um tema que merece atenção, a família é a primeira fonte de apoio emocional das crianças e desempenha um papel na transmissão de valores, ética e habilidades sociais. No entanto, compreender como essa participação pode ser efetivamente incorporada ao ambiente escolar e como pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem é uma questão complexa e multifacetada. A participação ativa da família desempenha um papel primordial, uma vez que as famílias são parceiras fundamentais no apoio ao aprendizado de seus filhos.


Palavras-chave: família; escola; aprendizagem; ensino.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS