A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Ketley Silva Barbosa, Julia Lisboa Da Silva Tridico, Lúcia Helena Menoia Da Silva

Resumo

A relação professor/ aluno tem sido largamente discutida, estudada, analisada com pesquisas e exposta à luz de teorias das mais diversas. O que aqui se pretende demonstrar é que o aluno deve aprender os conhecimentos novos, porém, esse conhecimento deve trazer em pauta todos os aspectos marcantes da educação que recebeu. Trata-se de um trabalho qualitativo, pautado na leitura bibliográfica e estudos de autores que pesquisam essa temática, e que buscam analisar essa relação, com a possibilidade de analisar o que mudou e se realmente houve mudanças, no ensino-aprendizagem, dentro da sala de aula e o que precisa ser modificado. Com o decorrer da pesquisa, a percepção clara que fica, é de que o diálogo professor-aluno se torna fundamental na mediação dos conhecimentos, pois essa proposta não se baseia em comandos e em repetições mecânicas. O professor deve envolver-se na mediação dos conhecimentos, não se limitando a uma simples troca de ideias, pois as relações sociais incidem sobre o processo de ensino-aprendizagem. Toda a experiência vivenciada da relação professor/ aluno em sala de aula favorecem de forma positiva na construção da aprendizagem por parte dos alunos tornando-os sujeitos autônomos com capacidade de se relacionarem em busca na construção da cidadania, da autonomia, da autoconfiança.


Palavras-chave: relação professor/aluno; dialogo; aprendizagem.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS