ARQUITETURA INFANTIL INTEGRADA À NATUREZA - SOB MÉTODO MONTESSORI

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Dayara De Souza Dias, Andre Teruya Eichemberg

Resumo

De acordo com estudos atuais e teorias psicológicas, a união da natureza junto ao método de aprendizagem, é um fator principal e utilitário para a formação da criança, tanto social, como educacional. Paralelo a essas teorias o Método Montessori fundado por Maria Montessori, é um ensino que incentiva a criança a ter liberdade, autonomia, consciência do espaço em que está habitando e vivenciando, dentro e fora da sala de aula, se estendendo também para seus lares. Objetivos: No presente trabalho, é indicado uma proposta de projeto em que a arquitetura se envolve junto a infância e a natureza, tendo como método de estudo, o Montessori. A metodologia usada foi o Método Montessori, tendo como inspiração uma Escola Parque para crianças de 05 a 12 anos, fase em que a criança está se desenvolvendo como pessoa, personalidade e gostos. Espaços sendo pensados e organizados, para que a criança se sinta livre, mas, também protegida. Atividades e tarefas tradicionais, mas também que estimula a criatividade e funcionalidade dos pequenos e dos adultos que as acompanham nessa fase de aprendizagem. Móveis ergonômicos que atendem sua altura e necessidades. A Escola possui acessibilidades, jardins sensoriais, espaços a serem explorados e momentos em que a criança tenha experiências sensoriais, acentuando todos os seus sentidos. Dessa forma, as crianças vivenciarão experiências que as farão um adulto autônomo, sabendo não somente as diretrizes principais como português e matemática, história e geografia, mas, também, a cozinhar, arte e música e especialmente sentindo e entendendo o espaço em que está atuando. O intuito é criar um espaço, sem complexidade, com formas livres, deixando com que a criança descubra o espaço sozinha e principalmente não as subestimar, fazer com que ela mesma descubra seus limites, seus medos e que possam criar experiências para toda a vida. A arquitetura Montessori entra justamente aqui, "deixar que a criança se vire sozinha", afinal experiências são individuais, E são elas que nos moldam, sejam elas boas ou negativas. Assim como a arquitetura segue suas derivas e cada plantinha um dia já foi uma pequena semente, cada criança segue seu caminho. A natureza pode ajudar as crianças a terem uma infância mais natural, longe das telas, trazendo para a criança todas essas memórias afetivas como o toque, o som, o cheiro, fora todos os outros mil benefícios que a natureza e os métodos Montessori apresentam.


Palavras-chave: criança; natureza; método montessori; ambiente organizado; arquitetura sensorial.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS