DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E OS DESAFIOS DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

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Vanessa Aparecida Lopes Godoy, Lúcia Helena Menoia Da Silva

Resumo

A inclusão de crianças com necessidades especiais na escola é direito garantido por lei. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o aluno com deficiência intelectual é incapaz de aprender, o que não é verdade. Ainda que essas crianças tenham atrasos cognitivos, elas são capazes de aprender, desde que a escola e os professores considerem suas dificuldades. A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento, elas apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Dessa forma, podem ter dificuldade de adaptação e demorar mais para aprender e se alfabetizar do que outras crianças da mesma idade. Crianças com deficiência intelectual têm dificuldades nas interações por não compreendem bem os códigos sociais. Geralmente são muito dependentes dos pais ou de pessoas adultas que lhe ajudam a decifrar os sinais sociais. Dessa forma, a inclusão desses alunos na escola requer adaptações nas práticas pedagógicas. A educação inclusiva tem como objetivo incluir todas as crianças com necessidades especiais nas escolas regulares, ainda que existam muitos desafios que precisam ser superados. A inclusão de alunos com deficiência intelectual requer adaptações curriculares, ou mesmo das práticas pedagógicas para serem efetivas. A essência do pensamento da inclusão está na aceitação da diversidade e na busca de equidade. Esta pesquisa tem como objetivo geral, destacar a importância da inclusão de crianças nas escolas, sobretudo na Educação Infantil, segundo lugar mais presente em suas vidas, após o ambiente familiar. Como objetivo específico, pretende-se colaborar com os profissionais que trabalham no ensino regular na análise de buscar formas efetivas de inclusão, respeitado e envolvendo o aluno no processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo é um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, com consultas a livros, artigos acadêmicos, periódicos, assim como, por coleta e organização de dados secundários, com base em websites especializados. O professor precisa acreditar na capacidade do aluno com deficiência intelectual de superar seus limites. Conhecer seu aluno, saber quem ele é, do que gosta e do que não gosta suas habilidades e dificuldades, é a forma mais fácil de dar sentido ao seu aprendizado. Trabalhar a inclusão no ambiente escolar é uma tarefa árdua, mas quando feita de forma assertiva, beneficia o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o profissional não somente contribui para o progresso dos conhecimentos, como estabelece trocas de experiências entre os envolvidos.


Palavras-chave: deficiência intelectual; desafios; contexto escolar.


 

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS