ESTUDO A DISTÂNCIA (EAD) DURANTE A PANDEMIA - CONTABILIDADE

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Adriano Vani Ferreira, Gabriel Roberto Da Silva Saran, Idineu Possoni Junior

Resumo

A pandemia da COVID-19 que eclodiu no final de 2019 foi um ponto de mudança significativa na história da educação em todo o mundo. O impacto global deste vírus altamente contagioso trouxe consigo grandes desafios em diversas áreas da sociedade, uma das quais teve maior impacto foi na educação. A necessidade de implementar o distanciamento social e o encerramento das atividades escolares e das universidades mediante lei, levaram a uma transição rápida e extensa para o ensino à distância (EAD), como uma alternativa viável à educação tradicional. Mesmo antes da pandemia, esse ensino também conhecido como ensino online ou ensino remoto, ganhou importância devido às inovações tecnológicas e à busca pela flexibilidade de aprendizagem. No entanto, a crise sanitária acelerou esta mudança sem precedentes, e obrigou professores, alunos e instituições a adaptarem-se ao novo paradigma educativo. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar os fatos e os desafios que ocorreram durante a transição entre o ensino presencial e o ensino EAD, esse estudo se propõe a examinar de forma aprofundada as implicações deste cenário, e suas transformações durante e no pós- pandemia, para os alunos, docentes e as instituições de ensino que tiveram que se adaptar a essa nova modalidade. A metodologia que foi utilizada nesta pesquisa, foi a de investigação, análise, interpretação e revisão bibliográfica de diversas colunas jornalísticas, gráficos, artigos, blogs referentes ao tema e depoimentos encontrados nos mais renomados e respeitados sites de notícias do país. A pesquisa mostrou os fatos e os desafios enfrentados durante a pandemia, fatos estes que mostram pontos positivos, como a flexibilidade de horários, menos exposição ao vírus e o acesso a novas tecnologias. E os pontos negativos, como a falta de contato com outras pessoas, pouca motivação, total dependência da internet, falta de aulas práticas e o abandono escolar, sendo possível perceber um equilíbrio entre os fatores. Outro importante aspecto visto a partir dos resultados foi que esse método de estudo tem um enorme potencial nos dias atuais, sendo preferido por alguns estudantes. Posto isso, conclui-se que, durante esse período, houveram muitos desafios no contexto educacional para o grupo citado nesta monografia, onde tiveram que se adaptar a uma nova rotina de vida. Desta forma, destaca-se que pode se encontrar pontos negativos e positivos, porém no contexto final o ensino remoto foi de extrema importância e pode-se dizer que foi a solução para a problemática discutida.


Palavras-chave: pandemia; ensino remoto; desafios.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS