O APOIO FAMILIAR E AS INTERFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

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Beatriz Cezare De Almeida, Isabella Montilha Ribeiro, Anna Priscilla Romera

Resumo

Vínculos familiares trazem benefícios e habilidades de que os pequenos vão precisar mais tarde, tanto para a vida quanto para as etapas escolares, contribuindo para a formação da personalidade e a construção de relacionamentos fortes, que trazem benefícios para a saúde mental das crianças. Este estudo tem como principal objetivo identificar as ações que a família pode desenvolver para contribuir com o processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil, abordando as consequências de algumas punições às crianças que podem acarretar problemas em seu desenvolvimento. Trata-se de um trabalho qualitativo, pautado na leitura bibliográfica e estudos de autores que pesquisam essa temática, e que buscam analisar as relações possíveis entre família e escola, com foco na família enquanto instituição fundamental no educar, a qual pode apresentar aspectos negativos para o desenvolvimento comportamental, bem como contribuições no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A pesquisa buscou auxiliar docentes a identificarem quais comportamentos estão relacionados a problemas familiares e se estes interferem no desenvolvimento da criança, bem como a parceria entre família e escola que geram benefício não apenas no processo de ensino/aprendizagem, mas também na troca de informações acerca do sujeito, no desenvolvimento da criança na escola e em casa. Assim, concluiu-se que a criança consegue obter melhor desenvolvimento escolar e comportamental com total apoio e amparo familiar.


Palavras-chave: construção comportamental; aprendizagem; desenvolvimento infantil; família.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS