O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

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Andreia Cristina Sales, Júlia Flávia Zangrando, Anderson Bençal Indalécio

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional pode potencializar o enriquecimento didático-pedagógico nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente para alunos com altas habilidades/superdotação. Esse contexto também marca a importância das TICs na educação contemporânea, ressaltando sua capacidade de tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este trabalho concentra-se em como as ferramentas TICs auxiliam no processo de desenvolvimento desses indivíduos, além de avaliar o impacto das TICs no engajamento de alunos com altas habilidades, levando em consideração fatores como motivação, participação ativa e interesse no aprendizado e desenvolvimento de habilidades sociais. Para tal foi realizada uma pesquisa e revisão bibliográfica. Os resultados indicaram que as TICs têm o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento de alunos com altas habilidades, bem como revelaram a importância da formação contínua dos professores para a integração eficiente das TICs nos processos educativos no ambiente escolar. Desta maneira, a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação nos planos educacionais individualizados (PEI) para alunos com altas habilidades evidencia uma das formas de promover a autonomia, autoestima e interação social produtiva. Além disso, existe a relevância da colaboração e interação entre os alunos, aproveitando as ferramentas tecnológicas para promover o aprendizado coletivo.


Palavras-chave: tecnologia; altas habilidades; educação.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS