O PAPEL DA PUBLICIDADE NO SLOW FASHION E NA MODA CIRCULAR

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Larissa Natalli Ferreira, Mariana De Paula Barbareli, Maria Eduarda Pinheiro Jardim, Edson Roberto Bogas Garcia

Resumo

Os conceitos de slow fashion e de moda circular têm provocado uma maior conscientização sobre a necessidade de se utilizarem roupas e acessórios de forma a preservar o meio ambiente de maneira consciente. Tendo em vista o crescimento dessas tendências no Brasil, o presente artigo teve como objetivo averiguar a influência da publicidade na veiculação de mensagens capazes de sedimentar a importância de uma prática atenta ao consumo mais responsável. A pesquisa se justifica, já que a indústria fashion se classifica como a segunda mais poluente e o fortalecimento do conceito de sustentabilidade é essencial atualmente. No mundo todo, a fabricação de peças de poliéster, por exemplo, criadas com fibras sintéticas, polui drasticamente o ecossistema quando jogadas no lixo. Uma simples camiseta exige centenas de litros de água para ser produzida. Diante dessa problemática, a slow fashion e a moda circular, atreladas a hábitos de reciclagem, tendem a valorizar a produção de empreendedores preocupados com a qualidade e a durabilidade de seus produtos, respeitando a preservação da natureza. Para tanto, realizou-se uma metodologia básico-aplicada, cuja coleta de dados foi feita com base em leituras de obras pesquisadas na biblioteca física e online da Unifev, bem como em materiais selecionados em bancos de dados de repositórios nacionais online, tais como Scielo, Google Acadêmico, entre outros; portanto, os riscos da investigação foram mínimos. Na pesquisa de campo, analisaram-se duas coleções de moda das empresas Ventana e MNISIS e a veiculação de suas produções em seus sites e no Instagram, defendendo a importância da moda sustentável para o bem-estar dos seus consumidores. Por fim, concluiu-se que a publicidade tem se tornado ferramenta essencial contra o consumo excessivo, despertando um olhar crítico na sociedade para a necessidade de atitudes de maior preservação do planeta.


Palavras-chave: publicidade; slow fashion; moda circular; consumo.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS