MUSICOTERAPIA COMO TRATAMENTO COADJUVANTE NA CRIANÇA DENTRO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

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Flávia Angélica Souza Da Silva, Talya Cristina Santos Silva, Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento da criança causando alterações comportamentais. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição neuropsiquiátrica de grande relevância, tem visto um aumento notável em sua epidemiologia nas últimas décadas, tornando-se uma preocupação de saúde pública global. Com uma incidência que afeta significativamente as famílias e a sociedade, o TEA demanda uma análise aprofundada. Sua prevalência e complexidade são intrincadas, e os fatores genéticos e ambientais têm sido investigados para compreender melhor sua etiologia. O tratamento do TEA abrange diversas abordagens terapêuticas, desde intervenções comportamentais, como a Análise do Comportamento Aplicada, até terapias de fala e ocupacionais. A individualização do tratamento, adaptado às necessidades de cada pessoa com TEA, é fundamental para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão desses indivíduos na sociedade. A pesquisa contínua e o acesso a serviços de saúde de qualidade são cruciais para a evolução das estratégias terapêuticas e para proporcionar apoio eficaz às pessoas com TEA. Esta pesquisa visa compreender os mecanismos subjacentes ao TEA e avaliar a eficácia da Musicoterapia como uma abordagem terapêutica complementar. A Musicoterapia é usada devido aos seus benefícios potenciais na comunicação, interação social e comportamento de crianças com TEA. Ela promove comunicação, interação social e habilidades cognitivas e sensoriais. Além disso, pode ser adaptada às necessidades individuais de cada criança. A metodologia do estudo baseou-se em revisão de literatura científica, incluindo 40 artigos entre 2013 e 2023, excluindo 70 artigos não relacionados ao tema, a base de dados utilizados foi (pubMed, Scielo, Google acadêmico, Revista neurociência), com a palavra chave ¿ Musicoterapia em crianças com transtorno do espectro autista¿. Os resultados destacam os benefícios da Musicoterapia, como melhora na comunicação, interação social, desenvolvimento motor e processamento sensorial. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da formação em Musicoterapia e colaboração interdisciplinar. O tratamento e a contribuição da musicoterapia para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de suma importância. Através da música, as crianças com TEA podem desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas de maneira lúdica e terapêutica. A musicoterapia oferece um meio de expressão não verbal, permitindo que crianças com TEA se comuniquem, melhorem sua interação social e compreensão emocional. Além disso, a música pode ajudar a regular emoções, reduzir ansiedade e promover um ambiente de aprendizado mais acolhedor. Essa abordagem holística desempenha um papel significativo no desenvolvimento e na qualidade de vida de crianças com TEA, destacando sua importância no tratamento e no suporte a essa população. Os resultados dessa revisão sugerem que a Musicoterapia pode desempenhar um papel valioso como terapia coadjuvante no tratamento de crianças com TEA, oferece benefícios valiosos através da música, essas crianças podem melhorar a comunicação, a interação social e a expressão emocional, proporcionando um ambiente terapêutico e inclusivo que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional de forma única e eficaz. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de mais pesquisas e aprofundamento nesse campo, a fim de compreender completamente os efeitos e a aplicabilidade da Musicoterapia no contexto do TEA ressaltando sempre o excelente tratamento da Musicoterapia.

Palavras-chave: musicoterapia; transtorno do espectro autista; terapia centrada na criança, qualidade de vida, desenvolvimento cognitivo.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS