PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA PIAGETIANA: UM ESTUDO TEÓRICO

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Debora Sálvio Dos Santos, Janaina Da Silva Ferrari, Anderson Bençal Indalécio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o desenvolvimento da criança na educação infantil em seu contexto escolar, enfatizando a importância da mediação dos processos de ensino e aprendizagem por meio de atividades lúdicas como forma de proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa. O foco desse trabalho é compreender, com base na teoria Piagetiana, os fatores que definem o desenvolvimento da inteligência, como ocorre a aprendizagem e sua evolução, dando destaque aos estágios de desenvolvimento cognitivo e nos fatores, sociais, afetivos e moral da criança. A metodologia aplicada neste artigo foi a revisão de literatura por meio de livros e artigos. Os estágios de desenvolvimento cognitivos têm total relevância para Piaget e para educação tendo como um dos objetivos nortear a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra, o que aprender, como aprender e o momento para aprender. Os estágios definidos por Piaget são, o sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir dos 12 anos). O estudo será direcionado para apenas dois estagio do desenvolvimento, o primeiro estágio, sensório-motor e o segundo estágio pré-operacional. O estagio sensório motor a criança tem percepção do seu corpo, movimento e ambiente. O segundo estágio, acontece entre 2 anos a 7 anos, a criança ainda é egocêntrica tendo como conceito que o mundo é feito para ela e que tudo que acontece gira em torna dela. A criança aprende totalmente através do objeto, ou seja, do lúdico, pois ainda não está madura o suficiente para compreender de forma que não seja concreta e por partes. O lúdico na aprendizagem não se trata de um momento despretensioso e sim de um grande aliado para atingir resultados, seja eu especifico ou global na aprendizagem da criança. Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. As pesquisas e análises feitas em relação ao processo de desenvolvimento na educação Infantil mostraram que Piaget foi um grande precursor da aprendizagem significativa das crianças levando em conta a construção cognitiva e interação social. A pesquisa verificou que a teoria de Piaget ajudou na compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança e a entender como ela aprende e constrói o seu próprio conhecimento, foi possível para Piaget criar abordagens com as necessidades das crianças de acordo com seu estágio de desenvolvimento. Concluiu-se que, Jean Piaget influenciou significativamente a educação pré-escolar ao enfatizar a importância do desenvolvimento cognitivo, do construtivismo, do jogo, da interação social e do respeito pelo ritmo individual das crianças. Suas teorias continuam sendo uma grande aliada na prática educacional e a forma como os educadores abordam o ensino e o aprendizado na primeira infância.


Palavras-chave: desenvolvimento infantil; lúdico; educação infantil.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS