PUBLICIDADE NA PROMOÇÃO DE FILMES: UMA ANÁLISE DE DEADPOOL

Conteúdo do artigo principal

Alexandro Da Silva Martins Junior, Beatriz Balestero Pintor De Siqueira, Helen Anai Magalhaes, Aleph Teruya Eichemberg

Resumo

A produção publicitária é responsável por promover filmes a partir de sua estreia, potencializando a função de entretenimento e informação, pertencente às obras cinematográficas. A partir disso, o objetivo do presente artigo foi averiguar a função da publicidade na promoção desses filmes. A pesquisa se justifica, tendo em vista que o cinema é uma forma de manifestação cultural inserida e popularizada na sociedade e carrega a função de entreter e informar. Além disso, esse segmento do audiovisual gera movimentação financeira entre diversas áreas do mercado que resultam em benefícios econômicos, como geração de empregos e demanda de produtos em diversos setores comerciais. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa básica e aplicada, observando e analisando resultados obtidos que partem de uma revisão literária, cuja coleta de dados foi feita com base em leituras de obras pesquisadas na biblioteca física e online da Unifev, bem como em materiais selecionados em bancos de dados de repositórios nacionais online, tais como Scielo, Google Acadêmico, entre outros; portanto, os riscos da investigação foram mínimos. Além disso, foi elaborada uma análise de campanhas publicitárias promocionais do filme Deadpool do ano de 2016, com o intuito de estudar as estratégias de marketing dessa produção. Por fim, concluiu-se que a atividade publicitária é essencial para veicular essas obras, criando anseios e expectativas positivas em seu potencial público.


Palavras-chave: produção publicitária; filmes; estratégias de marketing.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS