O IMPACTO DA PRÁTICA DO FUTSAL NA COMPETÊNCIA MOTORA DAS CRIANÇAS

Conteúdo do artigo principal

Danilo Nunes Silva, Pedro Innamorato Batista, Antonio Benjamim Da Ailva

Resumo

A Educação Física tem importância e um papel fundamental na educação de forma geral para que os alunos tenham um bom desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, afetivas, e coordenação motora. Dentro das aulas de educação física as atividades são planejadas para um melhor desempenho e envolvimento dos alunos, fazendo toda a diferença para o ensino, não podendo ser interpretada como sendo mera recreação. Buscando dar contribuições para a edificação do conhecimento do Futsal o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar o papel do desenvolvimento e controle motor na iniciação do futsal, avaliando alunos praticantes deste esporte. O presente trabalho foi desenvolvido seguindo os passos de um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica que foi desenvolvida a partir de material já elaborado, composto de livros e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica, busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Foi constatado que o futsal ajuda na formação de indivíduo tanto no espaço escolar quanto no espaço social e que é considerável o professor demonstrar entendimento sobre o futsal na educação física escolar e assim colabora no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do aluno. Concluiu-se que por meio das literaturas encontradas que a prática do futsal em crianças com idades de 6 a 11 anos contribuem positivamente numa melhoria na aprendizagem motora, foi possível compreender que depende da metodologia empregada pelo profissional de educação física responsável pela passagem dos conhecimentos da modalidade e também do espaço em que se é praticado.


Palavras-chave: desempenho motor; futsal; alunos; esporte.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS